Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Petróleo derramado na costa do Brasil chegou a parque natural

02 nov, 2019 - 19:32 • Rui Barros, com Lusa

Empresa responsável pelo petroleiro de que as autoridades brasileiras suspeitam nega qualquer responsabilidade.

A+ / A-

Pequenas quantidades de petróleo derramado ao largo da costa nordeste do Brasil atingiram o parque natural marinho de Abrolhos, no estado da Bahia.

Segundo as autoridades brasileiras, o petróleo é proveniente da Venezuela e foi derramado por um navio de pavilhão grego que pertence à empresa Delta Tankers, que nega a acusação e alega que não há vestígios de fuga no petroleiro.

Entre as cinco ilhas no parque de Abrolhos está Santa Bárbara, que contem os maiores recifes de coral do Brasil, por enquanto ilesos.

O derrame, que aconteceu há cerca de dois meses, afetou 2.100 quilómetros da costa brasileira, prejudicando a pesca e o turismo.

Petroleiro grego nega responsabilidade

Depois das autoridades brasileiras terem apontado a empresa grega Delta Tankers como sendo uma das principais suspeitas do derrame, a empresa já veio a público negar qualquer responsabilidade.

Em comunicado, a empresa gestora do Bouboulina, o petroleiro que as autoridades brasileiras acreditam estar por trás do derrame, garantiu que o petroleiro saiu da Venezuela no dia 19 de julho e "foi diretamente para Melaka, na Malásia", onde descarregou a carga total sem perdas.

De acordo com a Delta Tankers, a embarcação não parou, não fez nenhum tipo de operação de transbordo de navio para navio, não sofreu nenhum vazamento, ou se desviou da rota definida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+