Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Profissionais de cibersegurança - 31/10/2019

O Mundo em Três Dimensões

Cibersegurança. O mundo precisa de três milhões de especialistas

31 out, 2019 • Marta Grosso , Paulo Teixeira (sonorização)


Já recebeu um email em que um estranho lhe pedia para carregar num link? Ou uma mensagem a anunciar promoções?

Somos cada vez mais dependentes da internet e estamos, por isso, sujeitos a riscos vários. A segurança na internet – ou cibersegurança – é cada vez mais importante.

Links em mensagens ou emails podem deitar tudo a perder no nosso computador, nomeadamente a nossa privacidade e a segurança da nossa conta bancária.

Há uns tempos, uma mensagem no WhatsApp anunciava uma superpromoção de aniversário em alguns supermercados conhecidos. Lá dentro, um link. E aqui reside o perigo: estes links são a porta de entrada ao chamado malware.

Os profissionais de cibersegurança são, por isso, cada vez mais necessários. De acordo com um estudo sobre o tema, o mundo precisa de três milhões destes profissionais!

Se pensa concorrer a uma vaga, veja se reúne estas condições:

  • elevado grau académico – diz o mesmo estudo que cerca de 39% têm a licenciatura e 34% um mestrado e grau de especialização;
  • experiência profissional relevante de 13 anos, em média.

Se ainda não reúne estes requisitos, mas está a caminho disso, aqui fica um incentivo: nos EUA – um dos mercados pioneiros e de referência na área – o salário médio anual destes profissionais corresponde a cerca de 76.700 euros por ano. São perto de 5.400 euros por mês.

A maior parte dos profissionais de cibersegurança pertence à chamada geração X e de baby boomers.

Diz-se que pertencem à geração X as pessoas que nasceram durante as décadas de 60 e 70. É a geração logo a seguir aos baby boomers – aqueles que nasceram entre 1946 e 1964, o pós- Segunda Guerra Mundial.

Esta geração representa cerca de 20% da população americana e tem um impacto significativo a economia do país.

Ora, no caso da cibersegurança, estas duas gerações representam 49% da força de trabalho.

As gerações Y e Z surgem logo a seguir, com 35%. A geração Y é a também chamada de Geração Milénio, nascida em meados da década de 80, até final da de 90. A Z é a que nasceu depois disso e abrange até ao ano 2010.

Em menor número na cibersegurança estão as mulheres – apenas 24% do total destes profissionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.