A+ / A-

Kia XCeed 1.4 T-GDI Tech: os carros não se medem aos palmos

29 out, 2019 - 18:28 • José Carlos Silva

Um carro pequeno para a cidade, mas bom para uma viagem mais longa. Com espaço para a família e bagageira para as compras. E com motor para ultrapassar quando for preciso. O Kia XCeed quer fazer parte da equação.

A+ / A-

Concorre num dos segmentos mais apetecíveis para os consumidores no Troféu Carro do Ano, Essilor -Volante de Cristal: O dos Suv/Compacto do ano.

Assumidamente um novo modelo – chegou este mês ao mercado português - tem um desenho agradável ao olhar.

Exterior

Robusto, algo arredondado, com jantes generosas como gosta o português, cinco portas e uma aplicação a fingir um pequeno vidro lateral traseiro. A conduzir vê-se o capô, coisa que já não é muito comum, mas que oferece uma perceção de segurança “porque há alguma coisa mais lá à frente, antes das pernas”.

À frente uma grelha família Kia, mas mais sorridente e aberta, e atrás, o para-choques incorpora duas generosas saídas de escape.

Interior

O construtor Sul-Coreano está num crescendo de qualidade nos seus materiais. Não é um carro premium mas a verdade é que nada do que ostenta cause impressão pela negativa. Antes pelo contrário. Contudo os tecidos utilizados nos bancos, algo ásperos, podiam ser melhores face à concorrência.

No que toca ao espaço, é um carro bem dotado para os passageiros da frente, e atrás recebe bem dois adultos e uma criança. O espaço é generoso para as pernas dos ocupantes traseiros.

A bagageira é uma boa surpresa, com os seus 456 litros. A panóplia de equipamentos a bordo é semelhante ao que oferecem os construtores automóveis atuais, sendo que o ecrã central, de boas dimensões, pode apresentar 3 informações distintas e repartidas.

O quadrante é igualmente digital, e na mudança entre modos de condução, assume uma “revolução”, por exemplo quando passa do modo normal para o modo desportivo. Mas de motores já vamos tratar a seguir.

Motor

A unidade a concurso é um motor 1.4 T-GDI de 4 cilindros e 140 cavalos. A caixa automática de sete velocidade é suave, de bom nível. A suspensão é competente, e permite curvar bem e depressa, sem se ficar com o coração nas mãos. Os pneus 235 ajudam à sensação de estabilidade.

É um carro que se transfigura quando passa para o modo desportivo. Neste caso, torna-se entusiasmante, graças aos 140 cavalos, capazes de uma velocidade máxima de 200 quilómetros por hora. Do zero aos 100 vai em 9,3 segundos. Pena que na aceleração, quando parado, pareça demorar a responder. Depois, é sempre a subir. Os consumos anunciados apontam para os 6,9 aos cem. A nossa média andou acima dos 8, sem restrições na condução.

O Kia XCeed é proposto por um valor entre os 21.990 Euros e os 29.340 Euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.