Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE aprova nova data para o Brexit. "Façam o melhor uso deste tempo", pede Tusk

29 out, 2019 - 17:59 • Redação com Lusa

Estados-membros aprovaram adiamento da saída do Reino Unido para 31 de janeiro de 2020.

A+ / A-

Os 27 Estados-membros da União Europeia adotaram formalmente a prorrogação do Brexit até 31 de janeiro, anunciou esta terça-feira o presidente do Conselho Europeu, advertindo o Reino Unido de que este poderá ser o último adiamento concedido por Bruxelas aos britânicos.

“Aos meus queridos amigos britânicos: a União Europeia a 27 adotou formalmente a extensão. Poderá ser a última, por favor façam o melhor uso deste tempo”, instou Donald Tusk numa publicação na rede social Twitter.

Os 27 tinham chegado a acordo na segunda-feira quanto a um novo adiamento “flexível” do Brexit até 31 de janeiro, tendo ficado a faltar a formalização oficial através de um procedimento escrito, agora concluído.

A aprovação formal tem lugar horas depois de o Partido Trabalhista ter indicado que está disposto a aceitar eleições gerais antecipadas graças ao adiamento concedido por Bruxelas.

Assim, os britânicos podem ser chamados às urnas antes do Natal, no dia 12 de dezembro, como propõe o Governo conservador liderado por Boris Jonhson.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+