Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido vai a eleições a 12 de dezembro

29 out, 2019 - 20:24 • Redação

Boris Johnson queria (pela quarta vez) antecipar as eleições – ele que é o grande favorito nas sondagens –, a oposição não se opôs a votar a moção do primeiro-ministro britânico, e a Câmara dos Comuns aprovou mesmo uma ida às urnas a poucas semanas do novo prazo (31 de janeiro) estipulado por Bruxelas para a saída do Reino Unido da União Europeia.

A+ / A-

Com 438 votos a favor e apenas 20 contra, a Câmara dos Comuns decidiu esta terça-feira agendar eleições legislativas antecipadas para o dia 12 de dezembro. Os deputados aprovaram, assim, a moção apresentada pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Esta foi a quarta vez que Johnson apresentou uma proposta (as anteriores foram todas chumbadas) para antecipar as legislativas.

Pese embora a oposição do Labour tenha anunciado, logo pela manhã, que apoiaria a proposta de antecipação das legislativas, a realização das mesmas chegou a estar em causa, isto porque o partido liderado por Jeremy Corbyn e os escoceses do SNP apresentaram emendas que pretendiam, por exemplo, alargar o direito a votar a todos os cidadãos da União Europeia que residam no Reino Unido.

O governo ameaçou até, caso o parlamento aprovasse tais emendas, retirar a moção e, assim, inviabilizar uma ida às urnas em dezembro.

O imbroglio acabou resolvido por Lindsay Hoyle, vice-speaker da Câmara dos Comuns, que decidiu não levar a votação as emendas em questão, optando por uma outra que pretendia antecipar (de 12 para 9 de dezembro) a data eleitoral – uma emenda que acabou rejeitada com 315 votos contra e 295 a favor.

O atual primeiro-ministro Boris Johnson é, neste momento, e segundo as últimas sondagens, o principal favorito a vencer as legislativas antecipadas de dezembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+