Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alprazolam

Lote de ansiolítico retirado do mercado nos EUA devido a risco de infeção

28 out, 2019 - 23:29 • João Pedro Barros

A farmacêutica Mylan reconhece a presença de uma “substância estranha”, mas diz que a probabilidade de efeitos secundários é mínima.

A+ / A-

Um lote do ansiolítico Alprazolam começou esta sexta-feira a ser retirado das farmácias e outros estabelecimentos de venda dos Estados Unidos, devido à "potencial presença de uma substância estranha" e ao risco de infeção.

Até ao momento, ainda não foi comunicado qualquer efeito secundário provocado pela toma do medicamento, mas a autoridade do medicamento norte-americana (a FDA, sigla em inglês), já abriu uma investigação.

A Mylan não revelou qual é o composto que contaminou o lote e apenas admite a "possível presença de uma substância estranha”, cujo risco é “mínimo”. Segundo a farmacêutica, citada pela CNN, a possibilidade de alguém ficar doente é “rara, mas a hipótese de um paciente desenvolver uma infeção não pode ser descartada”.

Em comunicado, a FDA pede a quem tiver em casa embalagens do dito lote que os devolva. Os farmacêuticos e comerciantes devem identificar e contactar os compradores.

O lote em causa contém frascos com 500 comprimidos de meio miligrama. O prazo de validade é de setembro de 2020 e foi distribuído entre julho e agosto deste ano.

O Alprazolam é comercializado em Portugal por várias marcas, incluindo a Mylan, e é receitado para aliviar sintomas de ansiedade e de pânico. É sujeito a receita médica.

Alguns dos efeitos secundários mais comuns são a depressão, sedação, sonolência, falta de coordenação dos movimentos, alteração da memória, dificuldade em articular as palavras, tonturas e dor de cabeça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+