Tempo
|
A+ / A-

Afinal a maioria dos mortos no camião em Inglaterra devem ser vietnamitas

26 out, 2019 - 13:23 • Com Reuters

A garantia é dada pelo padre de uma comunidade remota do Vietname que perdeu o contacto com os seus familiares que estavam a caminho do Reino Unido.

A+ / A-

A maioria das 39 pessoas que morreram num camião, a caminho de Inglaterra, eram afinal do Vietname, e não da China, como chegou a ser noticiado.

O Governo chinês já tinha dito que a identidade das vítimas, que estavam a ser traficadas para o Reino Unido ilegalmente, estava por averiguar, e que estava a trabalhar com as autoridades inglesas nesse sentido, mas afinal parece que o país de origem da maioria dos mortos é o Vietname.

Este sábado o padre Anthony Dang Huu Nam, da vila remota de Yen Thanh, na província de Nghe An, Vietname, disse à imprensa que toda a comunidade está mergulhada em tristeza e não restam grandes dúvidas que são os seus familiares que foram encontrados mortos.

“Trata-se de uma catástrofe para a nossa comunidade”, disse o sacerdote católico, acrescentando que todos sabiam que familiares dos residentes locais estavam a caminho de Inglaterra precisamente na mesma altura em que se soube da notícia. Desde então não os conseguem contactar.

Pelo menos uma habitante de Yen Thanh recebeu uma mensagem da sua filha a dizer que estava com dificuldades em respirar no mesmo dia em que se deu a tragédia. Depois disso não houve mais notícias.

O Governo do Vietname já deu instruções à sua embaixada para auxiliar as autoridades britânicas na identificação das vítimas.

A província de Nghe An é das mais pobres de um país já por si pobre e muitos dos seus habitantes acabam por ser vítimas de redes de tráfico humano ao tentar encontrar uma vida melhor. O Reino Unido é um destino popular e os vietnamitas tendem a ser postos a trabalhar em plantações de canábis ou em salões de beleza, segundo um relatório do Governo britânico, citado pela Reuters.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+