Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

VISTO DE BRUXELAS

PE disponível para adiar Brexit mais três meses

24 out, 2019 - 15:44

Na novela do Brexit, a EU mostrou-se favorável a novo adiamento, mas ainda sem resposta para Londres. A duração da extensão ainda está a ser discutida e o próximo encontro dos embaixadores dos 27 deverá ter lugar na sexta-feira. Entretanto, prosseguem as consultas de Donald Tusk.

A+ / A-
Visto de Bruxelas  (24/10/2019)

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do Brexit, solicitado pelo Governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguem no final da semana, revelaram fontes europeias.

O pedido de adiamento da saída do Reino Unido do bloco europeu, apresentado pelo governo de Boris Johnson a Bruxelas no sábado passado, face à impossibilidade de o Acordo de Saída ser ratificado pelo Parlamento britânico até à data prevista, de 31 de outubro, foi discutido esta quarta-feira pela primeira vez pelos 27, ao nível dos embaixadores dos Estados-membros junto da União Europeia, em Bruxelas.

Fontes diplomáticas sublinharam que se tratou de “uma primeira reunião, onde não era suposto serem tomadas quaisquer decisões formais, e não foram”, tendo-se registado no entanto um consenso entre os 27 sobre “a necessidade de uma extensão para evitar um Brexit sem acordo”.

Já a duração da extensão ainda está a ser discutida, acrescentaram, apontando que o próximo encontro dos embaixadores dos 27 deverá ter lugar na sexta-feira, e prosseguirão entretanto as consultas levadas a cabo pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

Juncker considera o Brexit uma perda de tempo

O luxemburguês que vai deixar a presidência da Comissão no final de novembro esteve esta terça-feira no discurso de despedida no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Jean-Claude Juncker considerou que a sua Comissão cumpriu no essencial nas três grandes frentes que elegeu como prioritárias há cinco anos: o crescimento, o emprego e o investimento. Do lado das “derrotas”, lamentou que não tenha sido possível ir mais longe em áreas como a política de refugiados ou a união bancária, mas não deixando de apontar o dedo à falta de esforço dos Estados-membros. “Tentei com todas as minhas forças”, referindo-se a casos como o dossier da reunificação cipriota ou a conclusão de um novo tratado com a Suíça.

O ainda presidente da Comissão dedicou uma palavra especial à Grécia, congratulando-se pelo caminho que permitiu “devolver a dignidade ao povo grego”, mas não esquecendo os muitos telefonemas que atendeu de chefes de governo descontentes com os seus esforços para resolver a crise.

Também a chamada crise migratória poderia ter tudo um outro desfecho se os líderes europeus não tivessem decidido sobrepor a sua política interna à “mais elementar solidariedade”. Juncker considetrou ainda o Brexit “uma perda de tempo” e apelou à luta contra o que chama de nacionalismos estúpidos.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+