Tempo
|
A+ / A-

​VISTO DE BRUXELAS

António Costa lembra acordos falhados

17 out, 2019 - 15:23 • Pedro Caeiro

Em Bruxelas, o Primeiro-ministro português reagiu ao acordo sobre o Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido. “Espero que à quarta (tentativa) seja de vez”, afirmou.

A+ / A-
Visto de Bruxelas (17/10/2019)

"A grande prioridade que todos tínhamos era evitar uma saída sem acordo", começou por afirmar António Costa. "Espero que este acordo seja efetivamente aprovado não só na União Europeia, mas também no Parlamento britânico" continuou. “Não têm faltado acordos com os Governos britânicos. Espero que à quarta seja de vez”, desabafou o Primeiro-ministro, que recordou um longo historial: “Que eu me recorde, só nestes quatro anos chegámos a um acordo com (David) Cameron que não resultou numa vitória no referendo, chegámos a um acordo com (Theresa) May, que não foi aprovado no Parlamento e tivemos um aditamento ao acordo com a senhora May que também não foi aprovado no Parlamento”.

O Chefe de Governo esteve esta manhã reunido com o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para lhe agradecer “todo o apoio e o trabalho conjunto que pudemos desenvolver ao longo destes quatro anos”. Em Bruxelas, onde também participa no Conselho Europeu, Costa afirmou que estes “foram quatro anos decisivos para Portugal, em que pudemos recuperar a nossa credibilidade internacional. Saímos de um procedimento por défice excessivo e provámos que havia, de facto, uma alternativa àquilo que era a doutrina oficial há quatro anos, de que só havia um caminho: o da austeridade”. Segundo o Primeiro-ministro, “felizmente pudemos provar que mudando a página da austeridade era possível ter melhor economia e melhores condições de vida, mas, sobretudo, termos também boas contas certas”.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+