Tempo
|
A+ / A-

Vacinas da gripe. ARS Norte confirma escassez, mas garante reposição

24 out, 2019 - 00:20 • Hugo Monteiro , João Pedro Barros

O alerta foi dado pelo Sindicato Independente dos Médicos.

A+ / A-

Em plena época de vacinação contra a gripe, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vem denunciar que faltam vacinas na Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte. Ainda não foi possível iniciar o período de vacinação na região, pelo que o secretário-geral do SIM exige explicações.

“Não entendemos, até porque noutras partes do país [a vacinação] está a acontecer", diz à Renascença Roque da Cunha. "Na verdade, ainda falta muito tempo e por isso exigimos, por parte do presidente da ARS Norte, um esclarecimento e que rapidamente resolva o problema”, acrescenta.

O mesmo responsável diz que a escassez de vacinas é “geral” no Norte do país, ao contrário do que acontece na ARS de Lisboa e Vale do Tejo e “noutras partes do país”, onde “os prazos estão a ser cumpridos religiosamente”.

“Já lá vão cerca de duas semanas de atraso, sem qualquer tipo de explicação. Isto causa dificuldades e problemas de organização e de acesso à própria vacina, como é evidente”, concluiu.

Contactada pela Renascença, a Administração Regional de Saúde do Norte admite falhas pontuais em alguns agrupamentos, mas garante que o reforço das doses foi já pedido, pelo que até sexta-feira o stock necessário estará reposto.

A época de vacinação contra a gripe arrancou, dia 14, em Portugal com dois milhões de vacinas disponíveis, 1,4 milhões para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no SNS e cerca de 600 mil para venda em farmácias.

Até ao momento, de acordo com a mesma fonte da ARS Norte, foram vacinadas 111.490 pessoas.

[notícia atualizada às 11h00]


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Arlete Cardoso
    24 out, 2019 08:54
    Já foram distribuídas vacinas por todos os ACES da Região Norte, não na quantidade que se pretende. E a Rádio Renascença como uma das rádios de referencia no país, devia validar as notícias que divulga, mostra falta de rigor e profissionalismo.

Destaques V+