Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visto de fora

Brexit e Espanha: duas novelas sem fim

20 set, 2019 - 14:42 • Miguel Coelho

No regresso do "Visto de Fora", os jornalistas Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici olham para a novela espanhola e britânica e revelam ainda por onde andaram no verão.

A+ / A-
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 20/09/2019

No plano europeu, os dois correspondentes estrangeiros discutem como desatar o nó do Brexit e acabar com o bloqueio político em Espanha. Continuam as interrogações em torno da saída britânica, com Juncker a dizer que ainda acredita num acordo. Begoña Iñiguez conta a sua experiência, uma vez que esteve recentemente em Londres, e sentiu os muitos espanhóis que lá vivem extremamente preocupados com o seu futuro e toda a incerteza que ainda se vive. Para Olivier Bonamici, "a estratégia de Johnson nesta altura é muto difícil de compreender. Acho que o Primeiro-ministro britânico está a fazer bluff com a UE. Resta é saber quem vai ceder primeiro". Olivier acha que "Johnson não vai querer avançar sem acordo porque isso teria consequências graves até para as instituições britânicas", mas também acha que "com este homem, tudo é possível".

"Este homem é imprevisível", mostra-se peocupada a correspondente espanhola. "O primeiro passo não vai ser a UE a dar, terá de ser ele, mas a actuação dele é errática e por isso nunca se sabe". De resto, o facto de a Comissão Europeia estar em mudança profunda também não ajuda.

Olivier chama a atenção para o facto de as sondagens serem muito favoráveis a Boris Johnson nesta altura: "Se fosse a eleições, ele ganharia agora" e por isso pode tentar a jogada das eleições antecipadas. Begoña acrescenta que a impessão que se tem é que o Reino unido está profundamente dividido. Entre as pessoas da cidade que querem ficar na UE, mas o Reino Unido é muito mais do que Londres e as pessoas do interior, das regiões rurais, querem o Brexit".

Espanha vai de novo a eleições

Como ultrapassar o impasse em Espanha se tudo se mantiver como está agora no pós-eleições? Olivier tem a sensação que Sanchez tem uma estragégia semelhante à de Boris Johnson: "esticar a corda e ver se consegue mais apoios para vencer as eleições com uma vantagem confortável.

O regresso

Regressados de férias, os jornalistas Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici revelam por onde andaram no verão e retomam o comentário dos temas marcantes da semana. Nesta edição, destaque para a polémica das golas antifumo, que levou à demissão do secretário de Estado da Proteção Civil, e para a campanha política a caminho das eleições de 6 de Outubro.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+