Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Especulação imobiliária

Berlim congela rendas para evitar crise de habitação

23 out, 2019 - 14:28 • Redação

Renda máxima é fixada nos 9,8 euros por metro quadrado e entra em vigor a partir de 2020.

A+ / A-
Da ocupação à expropriação. Como Berlim quer pôr fim às rendas altas
Reportagem Renascença sobre especulação imobiliária em Berlim antes das eleições europeias

O Estado de Berlim decidiu congelar as rendas na cidade e está a dar aos inquilinos a possibilidade legal de processarem os seus senhorios no caso de aumentos considerados exagerados.

A nova lei, que congela os preços das rendas por cinco anos, tem por objetivo ajudar a travar a tendência de aumento, motivado pela indústria de alojamentos locais, que está a forçar muitos residentes a abandonar a cidade e a mudar-se para os subúrbios.

Um acordo entre o Partido de Esquerda, os Social Democratas e o Partido Verde permitiu aprovar a medida que afetará 1,5 milhões de apartamentos na cidade. A lei já foi aprovada mas só deve entrar em vigor no ano 2020.

O limite para as rendas passa agora a ser de 9,8 euros por metro quadrado, excluindo contas, abaixo da média atual de 11,6 euros por metro quadrado. Os senhorios vêem limitada a sua capacidade de aumentar rendas e podem mesmo ser processados se tentarem cobrar acima do limite.

Segundo a senadora responsável por habitação e desenvolvimento urbano, Katrin Lompscher, a lei é uma boa notícia para os berlinenses. “Ao longo dos próximos cinco anos os inquilinos não terão de temer perder as suas casas devido ao aumento exorbitante das rendas”, afirmou, em declarações citadas pelo jornal britânico “The Independent”. Atualmente Berlim é a cidade alemã com a menor percentagem de casas para habitação, de apenas 18%.

A lei não se aplica a todos os edifícios na cidade. Edifícios contruídos depois de 2014 estão excluídos e pode haver alguns aumentos em casos de modernização dos equipamentos ou de penúria dos senhorios.

A medida não é consensual, contudo. Elementos da indústria imobiliária e políticos da oposição já a criticaram, dizendo que o Governo estadual devia era concentrar-se em construir mais apartamentos para fazer baixar as rendas e permitir a manutenção dos residentes. Outros temem que se crie um mercado negro no setor e que leve muitos senhorios a desinvestir dos seus apartamentos.

Ao seguir este caminho, Berlim caminha nos passos de outras cidades e países, incluindo Nova Iorque, Califórnia, Canadá, Madrid, Barcelona e Amesterdão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Joaquim Cruz Pinto
    23 out, 2019 Ílhavo 15:55
    Será que nem com este exemplo aprendemos?

Destaques V+