Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

15 mortos no Chile. Presidente anuncia pacote de medidas sociais para travar protestos

23 out, 2019 - 07:09 • Redação com Lusa

Pelo menos 15 pessoas morreram na sequência de uma vaga de contestação no Chile. Os violentos protestos levaram o Governo a decretar estado de emergência na capital.

A+ / A-

O Presidente chileno anunciou, esta terça-feira, um pacote de medidas sociais para travar os protestos que duram há cinco dias e já causaram 15 mortos.

Sebastian Piñera prometeu um aumento de 20% na pensão mínima e o congelamento das tarifas de eletricidade, uma alteração radical face ao discurso dos últimos dias.

O chefe de Estado reconheceu "uma falta de visão" e pediu "perdão" aos cidadãos.

Os protestos, promovidos por estudantes, começaram na capital chilena em resposta à proposta do Governo de um aumento do preço dos bilhetes do metro. Santiago possui a rede mais longa (140 quilómetros) e mais moderna da América do sul, transportando diariamente cerca de três milhões de passageiros.

Pelo menos 15 pessoas morreram, incluindo 11 na capital do país, “durante incêndios e pilhagens principalmente em centros comerciais", avançou o subsecretário do Interior, Rodrigo Ubilla.

Entre as vítimas mortais fora da capital, três foram baleadas, acrescentou Ubilla.

Os protestos, que se espalharam por diversas cidades do país, com barricadas, incêndios e pilhagens, já deixaram feridos 239 civis e cerca de 50 polícias e militares, tendo ainda levado a 2.643 detenções.

Na noite de segunda-feira, o Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH), um organismo público independente, indicou que, entre os feridos, 84 foram baleados.

Os trabalhadores da Codelco, a empresa estatal chilena de mineração de cobre e a maior do mundo, vão juntar-se à greve geral agendada para esta quarta-feira.

Na terça-feira, trabalhadores da mina de Escondida, o maior depósito de cobre do mundo, paralisaram parcialmente a exploração como forma de apoio às manifestações que decorrem há duas semanas.

As manifestações decorrem desde sexta-feira em protesto contra um aumento do preço dos bilhetes de metro em Santiago, que possui a rede mais longa (140 quilómetros) e mais moderna da América do Sul, e que transporta diariamente cerca de três milhões de passageiros.

Pelo menos 13 mortos e mais de 700 detidos em vaga de protestos no Chile
Pelo menos 13 mortos e mais de 700 detidos em vaga de protestos no Chile
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+