Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU

Perigos da migração vs nova vida. Estudo revela que quem cruza o Mediterrâneo voltaria a fazê-lo

22 out, 2019 - 06:59 • Lusa

Este ano já chegaram à Europa 91.229 pessoas, das quais 74.590 por mar, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

A+ / A-

Quase todos os imigrantes que cruzam o Mediterrâneo para entrar de forma irregular na Europa indicaram que voltariam a fazê-lo, apesar dos perigos, segundo um estudo apresentado pelas Nações Unidas.

Apenas 2% das quase 2.000 pessoas entrevistadas disse que teria permanecido no seu país de origem ao conhecer os riscos que enfrentava. Isso, apesar de 93% dos entrevistados reconhecerem estar em perigo durante a sua viagem, de acordo com os dados recolhidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Com o objetivo de entender melhor as motivações dos africanos que decidem emigrar para a Europa de forma irregular, a agência da ONU recolheu depoimentos de 1.970 pessoas de 39 países africanos que atualmente residem em 13 países europeus e que não procuram asilo ou proteção, mas que migraram por outros motivos.

Para o administrador do PNUD, Achim Steiner, o estudo mostra que a migração é uma consequência do ritmo de desenvolvimento na África, que, apesar dos progressos, permanece desigual e não é rápido o suficiente para responder às aspirações de muitas pessoas.

Assim, o relatório conclui que a maior parte das pessoas que emigra da África para a Europa não é pobre no contexto africano e possui níveis de educação acima da média, com a maioria a trabalhar ou a estudar no momento da sua partida.

Tratamento injusto no país de origem

Quase dois terços dos entrevistados indicaram que se sentia tratado de forma injusta pelo seu Governo e muitos assinalaram a etnia ou ideias políticas como o motivo.

Uma grande maioria, 77%, disse achar que a sua voz não seria ouvida no seu país ou que o sistema político não permitia influenciar de forma alguma no Governo.

Assim, 41% dos inquiridos mencionaram que "nada" teria mudado a sua decisão de emigrar. Para a maioria, o objetivo não é estabelecer-se no país de destino, mas regressar posteriormente a casa.

A vergonha de não poder enviar fundos para os seus familiares é um fator chave para quem decide não retornar, uma vez que 53% dos entrevistados realçaram que receberam algum tipo de apoio financeiro para pagar a sua viagem.

Quando estão na Europa, 78% envia dinheiro para as suas famílias, em média um terço do que ganha mensalmente, o que representa 85% do que recebia no seu país de origem.

As mulheres, de acordo com o estudo do PNUD, ganham, em média, mais que os homens e enviam mais dinheiro para as suas casas, uma situação que contrasta com a que têm na África, onde o seu rendimento é significativamente menor que o dos homens.

Emigração deixa África sem pessoas formadas

O relatório alerta que a migração está a deixar o continente africano sem muitas pessoas com mais aspirações, precisamente aquelas que beneficiaram dos progressos de desenvolvimento das últimas décadas.

Nesse sentido, o estudo adverte que, embora a imigração tenha sido reduzida recentemente, é provável que, à medida que a África continue a avançar, haja cada vez mais pessoas que queiram emigrar.

Os especialistas do PNUD fazem uma série de recomendações, incluindo a expansão de oportunidades na África, dando mais poder aos jovens para decidirem o caminho dos países ou criarem economias mais inclusivas.

Além disso, aconselham o aumento dos canais legais de migração, facilitando uma migração "circular" que permite que os africanos trabalhem do outro lado do Mediterrâneo, ganhem dinheiro e depois retornem aos seus países de origem e também regularizem as pessoas que já estão na Europa.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), este ano já chegaram à Europa 91.229 pessoas, das quais 74.590 por mar. Cerca de mil estão dadas como desaparecidas no mar.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+