Tempo
|
A+ / A-

​Toyota Rav4. A quinta geração que corta com o passado

22 out, 2019 - 15:21 • José Carlos Silva

Lembra-se de como era o modelo anterior? Esqueça. E de como era o RAV4 da primeira geração? Não tem nada a ver. Este é o melhor de todos.

A+ / A-

Exterior

Por fora, o Toyota RAV4 2.5 Hybrid Dynamic Force SQUARE Collection 4x2 transpira robustez. Parece capaz de tudo, até de um bom fora de estrada e sinal disso é elevado face ao solo em 19 centímetros. Ou seja, mais do que a anterior versão.

A frente surge praticamente na vertical e a grelha clássica é substituída por uma placa com ranhuras. As óticas são esguias seguindo o design da Toyota.

A traseira apresenta um ar igualmente robusto. Há proteções plásticas em torno das rodas e em nada disto o RAV4 perde algum ar desportivo.

Interior

A qualidade dos materiais recebe nota positiva num ambiente onde predomina a sobriedade e o bom gosto. Espaço não falta, nem à frente, onde os bancos são separados por um generoso braço de apoio central. Nem trás, onde a habitabilidade é soberba. Não há meio termo para a definir.

O volante é de bom toque, a posição de condução adequada, frente a um quadrante digital com as informações necessárias. Tudo complementado por um ecrã central, seguindo a moda atual.

A bagageira é uma boa surpresa. Apesar de albergar o pneu de substituição ainda disponibiliza 580 litros.

Motor

É um excelente motor. Um 2.5 litros híbrido, capaz de debitar uma potência combinada de 218 cavalos. A velocidade máxima está limitada aos 190 quilómetros por hora, e isso nota-se bem, porque se percebe que o motor tinha capacidade para muito mais.

O único senão é o rugido que produz, constante, quando acelerado ao máximo. Mas neste caso, não é defeito, é mesmo feitio, é típico do tipo de motor escolhido. Já agora, dos zero aos cem, vai em 8,4 segundos!

As acelerações mais parecem de um sedan, e as recuperações não lhe ficam atrás. O motor será um dos maiores trunfos deste Rav4.

O ligeiro adornar em curva será porventura o único ponto menos positivo.

Ao entrar no RAV4 a sensação é de que estamos num carro muito grande. Contudo bastam alguns metros de condução para perceber que se leva com muita facilidade.

A versão ensaiada tem um preço de 46.090 Euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+