Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit

Milhares nas ruas de Londres contra a saída da União Europeia

19 out, 2019 - 14:16 • Lusa

Manifestantes dirigem-se para a Praça do Parlamento britânico, onde os deputados debatem o acordo alcançado na semana passada pelo primeiro-ministro, Boris Johnson.

A+ / A-
Dia crucial para o Brexit. Boris Johnson recusa-se a pedir novo adiamento da saída
Dia crucial para o Brexit. Boris Johnson recusa-se a pedir novo adiamento da saída

Veja também:


Milhares de pessoas que estão contra a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) começaram este sábado a concentrar-se no centro de Londres a pedir para que o Reino Unido permaneça na União Europeia (UE).

As pessoas que enchem várias ruas da capital estão a convergir para a Praça do Parlamento britânico, local onde os deputados estão a discutir os planos e a data de aplicação do Brexit, apresentados pelo primeiro-ministro conservador Boris Johnson.

Segundo a Associated Press (AP), são muitos os cartazes que se veem nas ruas a pedir a suspensão do processo do Brexit, que começou com um referendo realizado em 2016 e no qual os eleitores britânicos apoiaram a retirada da Grã-Bretanha dos 28 Estados-membros da UE.

Entretanto, no Parlamento, Boris Johnson defendeu a urgência na conclusão do processo do 'Brexit', aprovando o novo acordo que foi negociado com a União Europeia (UE) esta semana.

"É urgente seguir em frente, para construir um novo relacionamento com nossos amigos na UE com base num novo acordo, um acordo que pode curar a cisão na política britânica. Agora está na altura de esta grande Câmara dos Comuns se unir e unir o país", afirmou, no início de uma sessão extraordinária no Parlamento britânico.

O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, já disse que o principal partido da oposição vai votar contra por considerar que é prejudicial para a economia e para os trabalhadores.

Na quinta-feira, Boris Johnson concluiu negociações para alterações ao texto, sobretudo no protocolo relativo à Irlanda do Norte, removendo o mecanismo de salvaguarda para evitar uma fronteira física com a vizinha República da Irlanda designado por 'backstop'.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+