Efeméride

130 anos de "National Geographic". Exposição "simbólica" inaugura novo museu do Porto

18 out, 2019 - 14:54 • Redação. Fotos: Gonçalo Filipe Lopes/RR

Há mais de um século, 33 homens juntaram-se com o objetivo de difundir o conhecimento geográfico. Hoje, o novo pólo do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto abre portas a uma exposição comemorativa.

A+ / A-

O segundo pólo do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MNHC-UP) abre portas esta sexta-feira, com a exposição "Um Século e Tanto", que ilustra os 130 anos da National Geographic Society, mais conhecida pela sua revista "National Geographic".

Esta é a terceira parceria entre o MHNC-UP e a "National Geographic" e a primeira no novo pólo do museu, sendo “especialmente simbólica, porque é o momento em que se abrem as portas do edifício histórico da Reitoria”, conta à Renascença Nuno Ferrand de Almeida, diretor do museu.

Entre as diversas fotografias na exposição, é possível encontrar “alguns dos objetos mais importantes que fizeram as missões de exploração da 'National Geographic' em todo o Planeta”, refere Nuno Ferrand de Almeida.

Desde a bandeira levada à estratosfera pela National Geographic Society a animais taxidermizados, é possível encontrar também referências portuguesas. Isto porque, segundo relata o diretor do museu, é a primeira vez que "a 'National Geographic' aceita partilhar o espaço com uma história local", o que significa que a exposição conta simultaneamente duas histórias, a da National Geographic e a de Portugal.

A exposição pode ser visitada no MHNC-UP até dia 19 de julho. O preço do bilhete regular é de 9€.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+