Tempo
|
A+ / A-

Greve geral na Catalunha

22 detidos e 89 feridos em protestos na Catalunha. Governo condena grupos violentos

18 out, 2019 - 16:08 • Joana Gonçalves

Mais de meio milhão de pessoas estiveram concentradas nas ruas de Barcelona esta sexta-feira. A paralisação foi convocada em resposta à decisão do Supremo Tribunal espanhol, que condenou nove líderes políticos da região a penas de prisão que chegam aos 13 anos, pela participação no referendo independentista de 2017.

A+ / A-

23h00 O serviço de emergência médica assitiu 89 pessoas e há registo de 22 detidos

Dos 89 feridos, 60 foram assistidos em Barcelona.

22h20 Chega ao fim a reunião de emergência convocada por Quim Torra, presidente da Generalitat de Catalunha

O Governo defende que é essencial isolar os grupos violentos e apela aos cidadãos que participem de maneira cívica em todas as manifestações.

A reunião retoma amanhã às 07h00 (hora de portugal continental) no Palácio da Generalitat da Catalunha. Está agendada uma conferência de imprensa para as 09h00 e às 19h00 será feito um novo balanço da situação.

21h51 Sobe para 62 o número de feridos e 17 detidos

De acordo com o jornal espanhol El País, 62 pessoas foram assistidas esta noite durante os protestos independentistas que decorrem na Catalunha. Há, ainda, registo de pelo menos 17 detidos.

21h44 Polícia avança com canhões de água sobre manifestantes na Plaça Urquinaona, no centro de Barcelona.

21h34 A polícia da Catalunha fala em 4.500 pessoas que estão a causar distúrbios na periferia de Barcelona, 500 são consideradas "muito violentos".

21h27 “Não nos representam”, escreve Gabriel Rufián, porta-voz do partido Esquerda Republicana da Catalunha, em referência aos cerca de 300 “selvagens” que causam novos distúrbios nas ruas da comunidade autónoma espanhola.

21h18 Nova carga policial em Barcelona

Polícia dispara balas de borracha.

21h14 Os Mossos d'Esquadra começam a mobilizar o tanque de canhões de água para a área onde decorrem os incidentes.

21h09 Sobe para 44 o número de feridos

De acordo com os últimos dados divulgados pelo sistema de assistência médica, 44 pessoas ficaram feridas na sequência dos confrontos entre polícia e manifestantes radicais na Catalunha. Barcelona foi palco de 34 assistências médicas. Cinco pessoas foram transferidas para centros hospitalares.

20h57 Polícia gravemente ferido

Um agente da Polícia Nacional ficou gravemente ferido, com o impacto de um objeto atirado por manifestantes, no centro de Barcelona. A informação é avançada pelo El País.

20h51 O gabinete de crise do Governo está reunido, a esta hora, no Palácio da Generalitat da Catalunha, pela terceira vez esta sexta-feira

20h05 Quinze estradas da rede principal da Catalunha permanecem cortadas, incluindo o acesso à fronteira com França

As seis marchas convocadas por organizações independentistas, provenientes de várias cidades catalãs, começaram a condicionar o tráfego rodoviário à medida que se aproximavam do seu destino final, a cidade de Barcelona.

Uma das estradas afetadas foi a AP-7, com várias zonas cortadas, incluindo o acesso à fronteira com França por La Jonquera (Girona). Também a Nacional 145, na zona de La Seu d'Urgell (Lleida), acesso para Andorra, permanecia cortada.

Ao longo do dia, cerca de 20 estradas na Catalunha foram encerradas e posteriormente reabertas. Em alguns casos, as vias foram bloqueadas por barricadas incendiadas.

20h00 Detidas 128 pessoas e 207 polícias feridos, numa semana de protestos

Fernando Grande-Marlaska, ministro do Interior espanhol, adianta, em conferência de imprensa, que 128 pessoas foram detidas e 207 polícias ficaram feridos, na sequência dos protestos que decorrem na região da Catalunha desde segunda-feira. Mais de 800 contentores terão sido incendiados e 100 veículos policiais sofreram danos.

Grande-Marlaska acrescenta, ainda, que cerca de 400 pessoas integram os grupos organizados que têm provocado distúrbios em Barcelona. "Estão a decorrer incidentes violentos na Via Laietana, perto da sede da polícia. A Polícia Nacional e os Mossos continuam a responder a esses atos de vandalismo para evitar incidentes maiores".

19h52 Girona é palco de tensão entre grupos radicais, que incendeiam contentores do lixo, e a polícia, que começa a carregar sobre manifestantes.

19h42 Grupos de extrema-direita e independentistas cruzam-se em Barcelona e trocam cânticos ofensivos. Os dois grupos apresentam visões ideológicas opostas, quanto à defesa da autodeterminação da Catalunha.

19h28 Pelo menos 35 pessoas foram assistidas pelo serviço de emergência médica

De acordo com o El País, das 35 feridas, 25 estavam em Barcelona, três em Lérida, duas em Tarragona, uma em Molins de Rei, uma em Montcada i Reixac, uma em Terrassa, uma em Alella e uma na estrada C-58 (um acesso a Barcelona). Cinco pessoas foram transferidas para centros hospitalares.

19h15 Três polícias são vistos a carrgar um agente ferido

19h05 Sobe para 26 o número de feridos

O balanço de feridos a esta hora em toda a região da Catalunha é de 26 pessoas. São dados do Sistema de Emergência Médica, que adianta ainda que 19 deles receberam assistência em Barcelona.

18h41 A polícia começou a usar gás lacrimogéneo e a disparar balas de borracha para dispersar manifestantes na Via Laietana, onde se concentram os distúrbios, adianta o jornal espanhol La Vanguardia.

18h29 A polícia deteve quatro menores que se envolveram em confrontos em Barcelona, avança o El País.

Os jovens atiraram objetos contra a sede da polícia e os agentes responderam com latas de fumo.

18h20 "Recomendamos a Pedro Sánchez que venha ver o que está a acontecer nas ruas: existe uma cidade determinada a caminhar e não vai parar até que a liberdade seja alcançada ", escreveu Laura Borràs, porta-voz do movimento Juntos por Catalunha, no Twitter.

18h12 Sobe para 12 o número de detidos em Barcelona

Os tribunais da guarda da cidade receberam um total de 12 detidos, esta sexta-feira, por diferentes episódios de violência. Os juízes decretaram prisão sem fiança para dois deles e liberdade condicional para os restantes.

Para aqueles que foram libertados, no entanto, os juízes impuseram medidas cautelares severas: obrigação de comparecer periodicamente em tribunal, retirada de passaporte, proibição de abandonar Espanha e, acima de tudo, proibição de "participar de qualquer manifestação ou concentração durante o tratamento da causa no território catalão ".

Os processos contra estes 12 detidos continuam em aberto por crimes de desordem, danos, ataques a agentes da autoridade e manifestações ilegais, de acordo com o jornal espanhol El País.

18h00 O presidente da Generalitat de Catalunha, Quim Torra, aplaudiu a participação maciça nas marchas e na grande manifestação desta tarde, em Barcelona.

17h56 Os Mossos d'Esquadra confirmam que, além de pedras, estão também a ser lançadas bolas de aço contra a polícia. Vários contentores foram incendiados e há pessoas a derrubar sinais de trânsito.

17h45 Três detidos e um ferido grave após carga policial

De acordo com a imprensa regional, manifestantes autodenominados de “antifascistas” lançaram pedras e garrafas de água cheias em direção da polícia, na Via Laietana, perto do local em que se realiza a manifestação.

Um dos agentes da autoridade terá sido atingido com gravidade e teve de receber cuidados médicos, tendo a polícia de choque feito já três cargas contra o grupo de pessoas, na sua maioria jovens.

17h36 Manifestantes radicais começam a atear os primeiros fogos, na Via Laietana

17h20 Cerca 525.000 pessoas participam na manifestação que decorre a esta hora no centro da cidade, segundo informações disponibilizadas pela Guarda Urbana de Barcelona.

17h09 Nova carga policial na Via Laietana, um jovem detido. Vários manifestantes atiram ovos e farinha aos polícias no terreno.

16h55 Marcel Mauri, atual porta-voz do Òmnium Cultural: "O direito de protestar ganha-se protestando, o direito de votar conquista-se por votação. O povo unido jamais será oprimido".

16h49 Elisenda Paluzie, presidente da Assembleia Nacional Catalã (ANC): "Pedimos aos partidos da independência que não façam disto uma manobra de distração. Se o diálogo não chegar, preparem-se para sustentar uma declaração unilateral de independência, estaremos lá para defendê-la pacificamente".

16h34 Na Via Laietana, ouviu-se um tiro disparado pela Polícia Nacional e foi detido pelo menos um jovem, segundo avança o jornal espanhol La Vanguardia.

16h30 A plataforma online Tsunami Democrátic, responsável pela coordenação “de acções pacíficas de desobediência civil” na Catalunha, criou um novo site. A nova página surge em resposta ao encerramento da app anterior, por ordem de um juiz da Audiência Nacional.

Carles Puigdemont entregou-se em Bruxelas, esta manhã. O ex-presidente da Generalitat catalã fica em liberdade sem fiança, mas com várias medidas de precaução: informar a sua morada de residência, as suas atividades atuais e ainda eventuais saídas do país.

Puigdemont, que liderou o processo independentista da Catalunha em 2017, entregou-se em resposta a um mandado de detenção emitido em Espanha, na segunda-feira.

A greve geral na Catalunha, decretada para esta sexta-feira, está a condicionar fortemente a mobilidade em Barcelona e noutras zonas urbanas da região.

Há várias estradas cortadas, como são os casos da N-145, que liga a Andorra, e A-27, que dá acesso ao porto de Tarragona.

No aeroporto de Barcelona-El Prat, há registo, a meio da manhã desta sexta-feira, de pelo menos 55 voos foram cancelados. A maior parte das ligações aéreas afetadas (36) é da companhia Vueling. Já a Ibéria cancelou 12 voos que deviam fazer a ligação entre Madrid e Barcelona.

Forças de segurança encontram-se posicionadas em vários pontos do aeroporto para evitar que se repitam situações como as que ocorreram na segunda-feira quando milhares de manifestantes colapsaram as instalações.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+