Tempo
|
A+ / A-

Catalunha

A noite de Barcelona a ferro e fogo

16 out, 2019 - 21:39 • Redação

É a terceira noite de manifestações (na certa, a mais violenta das três) depois de o Supremo Tribunal espanhol ter condenado os principais dirigentes políticos independentistas.

A+ / A-



Grupos radicais separatistas lançaram pela terceira noite consecutiva ações violentas contra a polícia catalã, transformando o centro da cidade espanhola de Barcelona num campo de batalha com várias avenidas cortadas e fogueiras em vários locais.

A estratégia parece ser a mesma da de dias anteriores: uma organização misteriosa autodenominada "Tsunami Democrático" convoca manifestações pacíficas a partir do fim da tarde, mas no início da noite uma minoria formada por jovens encapuçados lança a confusão.

No Passeio de Sant Joan de Barcelona, cerca das 21h00 locais (menos uma em Lisboa), muitos manifestantes já estavam a regressar a casa e a situação parecia calma. Mais tarde, contudo, o cenário alterou-se, com a polícia regional catalã (Mossos d'Esquadra) a avisar os poucos transeuntes presentes para os perigos colocados por um grupo radical que estaria a lançar pedras e objetos com ácido.

Um automóvel estava a arder não muito longe de um posto de abastecimento de combustível, enquanto a polícia enfrentava os grupos radicais que tinham acendido várias fogueiras com contentores que tentavam empurrar contra as forças da ordem a partir de barricadas que tinham feito. Nos minutos seguintes a confusão era grande, com os bombeiros a tentar apagar os vários fogos no meio da polícia e dos grupos de jovens, alguns deles também com capacetes para se protegerem das balas de borracha que alguns agentes disparavam.

Noutros locais, os grupos radicais tinham arrancado tijolos do chão que arremessavam contra as forças da ordem. Os jovens gritavam palavras de ordem como "liberdade para os presos políticos" e chamavam "fascistas" e "polícias de ocupação" às autoridades.

Dois manifestantes terão sido esta quarta-feira atropelados por carrinhas dos Mossos d'Esquadra.

Os movimentos de protesto começaram na segunda-feira, depois ser conhecida a sentença contra os principais políticos catalães responsáveis pela tentativa de independência em outubro de 2017. Os juízes decidiram condenar nove deles a penas de nove a 13 anos de prisão por delitos de sedição e peculato.

Depois do anúncio da sentença, começaram a ser feitos cortes de estradas e de vias de caminho-de-ferro um pouco por toda a Catalunha.

Na noite de segunda-feira houve manifestações em redor do aeroporto internacional de Barcelona, seguidas de ações de grupo violentos. E na noite seguinte a mobilização mudou-se para o centro de Barcelona, onde voltou a haver distúrbios.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+