Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Eleições em Moçambique

17 out, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Pode estar em causa o recente acordo de paz entre a Frelimo e a Renamo. A campanha eleitoral em Moçambique foi sangrenta. E a Renamo ameaça não aceitar os resultados das eleições.

Nesta semana houve eleições em Moçambique. Registou-se grande afluência às urnas e a votação decorreu com relativa calma – embora em Nacala se tenham registado há dias dois mortos. Pelo contrário, a campanha eleitoral foi sangrenta. Em média, foi assassinado uma pessoa por dia.

Dados preliminares dão a vitória nas eleições presidenciais ao atual presidente, Filipe Nyusi, da Frelimo, com 72%. Ossufo Momade, candidato da Renamo, terá conseguido apenas 21% dos votos. Em breve se conhecerão outros resultados eleitorais, incluindo os das assembleias provinciais que, pela primeira vez, escolherão os governadores das províncias.

A Renamo queixou-se de fraudes beneficiando a Frelimo. Há suspeitas de manipulação do recenseamento eleitoral. O novo líder da Renamo, Ossufo Momade, afirmou não aceitar “resultados duvidosos”. Pode estar em causa o recente acordo de paz entre a Frelimo e a Renamo.

Estas dúvidas sobre a seriedade das eleições moçambicanas são preocupantes. Como é sabido, Moçambique há meses foi vítima de uma terrível catástrofe natural e recebeu ajuda internacional significativa. Mas, antes, algumas graves ilegalidades cometidas por dirigentes políticos moçambicanos levaram os países que ajudavam financeiramente Moçambique, incluindo Portugal, a suspender a sua ajuda. Estas eleições poderiam ter contribuído para uma recuperação da confiança externa naquele país. Mas não parece que tal aconteça.

A todos estes problemas somam-se, desde há poucos anos, frequentes ataques terroristas, aparentemente com origem no radicalismo islâmico, no Norte do país.

Precisamente a região onde foram encontradas jazidas importantes de gás natural. O poder político e militar do Estado moçambicano mostra-se impotente para travar aqueles ataques. Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, tem realmente falta de sorte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.