Tempo
|
A+ / A-

Criado em Portugal robô pintor que colabora com humanos para aumentar produção e eficiência

17 out, 2019 - 15:25 • Sandra Afonso

Projeto do INESC TEC deverá traduzir-se num aumento estimado da capacidade de produção em cerca de 15% e uma otimização perto de 10% do tempo de trabalho dos operadores.

A+ / A-

Os robôs pintores já existiam, mas uma das principais limitações destes estava relacionada com a sua incapacidade de pintarem produtos de grande dimensão ou de geometria complexa.

É por isso que uma equipa de investigadores portugueses do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC decidiu desenvolver uma nova célula robótica colaborativa desenvolvida no âmbito do projeto europeu FLEXCoating.

O novo robô pintor ultrapassa as limitações prévias, promovendo a cooperação entre humanos e robôs através de sensores 3D para monitorizar o espaço de trabalho, reconhecer e localizar objetos e programar trajetórias por demonstração, entre outras tecnologias.

Com este salto tecnológico, os investigadores pretenderam ir ao encontro das necessidades da indústria. O novo robô pintor demorou um ano a ser desenvolvido e custou cerca de 200 mil euros, financiados através do H2020, programa de investigação e desenvolvimento da Comissão Europeia.

Através da nova tecnologia, aponta o INESC TEC, é possível quebrar o isolamento da máquina, com robô e operador humano a pintarem "ao mesmo tempo o componente, deixando de haver necessidade de o robô estar isolado numa célula robótica tradicional, protegido por barreiras físicas".

A célula robótica colaborativa já foi testada com sucesso pela empresa portuguesa FLUPOL, especializada na aplicação funcional de revestimentos.

"Esperamos que contribua para o aumento da eficiência e da flexibilidade no processo de produção, com um aumento estimado da capacidade de produção em cerca de 15% e uma otimização perto de 10% do tempo de trabalho dos operadores", é referido em comunicado.

Na prática, antes de começar a pintura, “o operador ensina ao robô como deve pintar”, com uma demonstração. Ao longo do trabalho, o sistema de visão 3D “reconhece e localiza o objeto a pintar e corrige a trajetória do robô previamente ensinada”.

Este é um projecto desenvolvido no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e na portuguesa TALUS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+