Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A adolescência é o tema do novo “Astérix”. E há quem compare a protagonista a Greta Thunberg

15 out, 2019 - 17:03 • João Pedro Barros

Adrenalina, uma jovem revoltada e filha de um chefe gaulês, é a primeira adolescente a protagonizar um livro da série.

A+ / A-

Chama-se Adrenalina e ela é “A Filha de Vercingétorix”, título do 38.º álbum das aventuras de Astérix e Obélix, que chega a Portugal, em simultâneo com a edição original, a 24 de outubro.

Trata-se da primeira adolescente a protagonizar um livro da série e a sua trança ruiva e postura rebelde já estão a valer-lhe comparações com a jovem ativista do ambiente Greta Thunberg.

Vercingétorix é um chefe gaulês do povo dos arvernos, que liderou uma grande revolta gaulesa contra os romanos – Adrenalina é, por isso, perseguida pelos romanos e obrigada a refugiar-se no único lugar na Gália ocupada que pode garantir a sua proteção.

Uma vez na aldeia, esta “jovem revoltada”, que carrega nos ombros o nome do pai (que ilustra uma única vinheta ao longo da série), abala os equilíbrios existentes na comunidade, nomeadamente a autoestima de Obélix, o “eterno adolescente” que fica com ciúmes de Adrenalina.

A passagem à idade adulta é precisamente um dos temas principais desta banda desenhada – que sucede a “Astérix e a Transitálica” – e em que se destacam ainda os jovens Selfix e Salgadix.

Obélix protagonista e um vilão mascarado. As novidades de “Astérix e a Transitálica”
Obélix protagonista e um vilão mascarado. As novidades de “Astérix e a Transitálica”

“Ambos tínhamos vontade de desenvolver personagens femininas até porque, à exceção da Zitinha em ‘O Presente de César’, não houve adolescentes femininas no 'Astérix'”, reconhece o argumentista Jean-Yves Ferri, que assume a autoria da BD com o desenhador Didier Conrad, pela quarta vez na famosa série.

A suspeita de que o ativismo de Greta Thunberg e até o movimento feminista tiveram influência nas novas personagens – e no relacionamento com as figuras de sempre – é alimentada por declarações dos próprios autores.

"Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias”. Greta Thunberg condena inação climática
"Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias”. Greta Thunberg condena inação climática

“Em cada novo álbum tentamos apenas conservar um certo espírito da série, que tem a ver com esta mistura do antigo e do atual que faz sempre rir. A ideia é partir, em cada álbum, numa direção diferente, inspirada no mundo de hoje, o qual, felizmente, nos fornece todos os dias – como é sabido – uma quantidade de temas gratificantes”, refere Jean-Yves Ferri numa entrevista incluída no dossier de imprensa da edição portuguesa, com chancela Asa.

De acordo com o documento, a energia de Adrenalina chega, por vezes, a esgotar Astérix e Obélix, “cuja missão consiste em segui-la”.

“A adolescência consiste em encontrar o próprio caminho, apesar dos pais”, explica o argumentista numa entrevista citada pela “Télé-Loisirs”.

O universo criado por René Goscinny e Albert Uderzo teve a sua primeira publicação em 1959, tendo chegado a Portugal dois anos depois, através da revista "Foguetão". Nos últimos 60 anos, já foram vendidos 380 milhões de álbuns, traduzidos em 111 línguas e dialetos. Para este novo livro será feita uma tiragem inicial de cerca de cinco milhões de exemplares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+