Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Só coração não chega

15 out, 2019 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A selecção comandada por Fernando Santos não contava certamente com um adversário tão forte de entrada como aquele com que se deparou no estádio olímpico de Kiev.

Da noite de Kiev sobra um facto verdadeiramente notável: o mais laureado jogador português de sempre, Cristiano Ronaldo, fixou ontem a extraordinária marca de 700 golos obtidos ao longo de uma carreira brilhante, que não tem comparação a nível mundial.

Para além disso, fica a derrota da selecção portuguesa frente à congénere ucraniana, por marca tangencial, é certo, mas nos coloca irremediavelmente no segundo lugar do nosso grupo e, olhando para a realidade, fora da possibilidade de virmos a fazer parte do pote um

na hora de estabelecer o calendário para a fase final do próximo Campeonato da Europa, o que acarreta dificuldades inevitáveis.

A selecção comandada por Fernando Santos não contava certamente com um adversário tão forte de entrada como aquele com que se deparou no estádio olímpico de Kiev.

E, como se não bastasse, um golo aos seis minutos fez acastelar ainda mais as nuvens negras no horizonte lusitano.

O onze nacional tentou tudo, sobretudo na segunda parte, para alterar o sentido do jogo.

Porém, nem o triplo dos remates conseguidos pelos ucranianos tornou possível dar a volta a uma toada que os visitados controlaram sempre de forma mais proveitosa.

Estamos de acordo com Fernando Santos, para quem o empate seria o desfecho mais correcto.

Mas nem isso o vai livrar de críticas por força das opções por si tomadas quanto à escolha de jogadores e ao modelo de jogo estabelecido.

Quando não se ganha, é da vida.

As inclusões de João Mário e João Félix ficaram aquém do rendimento que o próprio seleccionador pretendia, o que torna o regresso de ambos à equipa nacional com poucas condições para as etapas seguintes.

E, para finalizar, o reforço do título destas linhas: quando se joga muito com o coração e pouco com a cabeça, o resultado está sempre em dúvida.

Felizmente, nem tudo ficou perdido na noite cinzenta de ontem na capital da Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José F Rocha
    15 out, 2019 Leça da Palmeira 16:30
    Caro Ribeiro Cristóvão: Já no mês passado lhe enviei um artigo (que, com surpresa minha, não foi publicado) a propósito do prémio The Best, este ano atribuído a Lionel Messi, atribuição que o senhor nunca comentou. Nele, por palavras respeitosas e educadas, eu dizia de que o Cristiano lhe fazia despir a pele de jornalista para a cobrir com a de adepto. Ora, uma vez mais, a propósito de um jogo que Portugal perdeu, o grande destaque no seu primeiro parágrafo é Cristiano Ronaldo a propósito do qual diz o seguinte "…carreira brilhante, que não tem comparação a nível mundial". Este exagero não abrilhanta, em minha opinião, o seu conhecimento da história do futebol e dos excepcionais jogadores, entre os quais poderá estar Cristiano, que dela fazem parte. E digo, poderá, porque pertenço ao grupo daqueles que o considera um excepcional finalizador de jogadas e um bom criador de jogadas. Fico à espera dos factos objectivos que justifiquem aquela sua afirmação. Cumprimentos José Rocha