Tempo
|
A+ / A-

Espanha

Catalunha prepara-se para novo dia de protestos

15 out, 2019 - 07:52 • Redação

Balanço de segunda-feira aponta para 131 pessoas e 40 agentes policiais feridos. Manifestantes contestam a decisão do Supremo contra os principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha.

A+ / A-

O movimento independentista “Tsunami Democrático” assegurou que os protestos de segunda-feira atingiram os “objetivos marcados”, anunciando que esta terça “um novo desafio” mobilizará milhares de pessoas na Catalunha, segundo o jornal espanhol “El Mundo”

Na segunda-feira, o Tribunal Supremo espanhol condenou, em Madrid, os principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha a penas que vão até um máximo de 13 anos de prisão, no caso do ex-vice-presidente do governo catalão.

Assim que foi conhecida a sentença, uma série de grupos de independentistas iniciaram movimentos de protesto em todo o território da comunidade autónoma espanhola mais rica.

Balanço aponta para 131 pessoas e 40 polícias feridos, 110 voos cancelados, agressões policiais, colapso de acessos, vias cortadas e fogueiras no primeiro dia de protestos.

Três pessoas foram presas, entre elas, um menor.

"Esta é uma vingança do Estado espanhol". Os tumultos com independentistas em Barcelona
"Esta é uma vingança do Estado espanhol". Os tumultos com independentistas em Barcelona

As autoridades disparam balas de borracha e usou cassetetes contra os milhares de manifestantes que estavam no aeroporto e os manifestantes reagiram atirando objetos, disparando extintores de incêndio e partindo janelas.

A polícia ainda lançou ameaças de novas intervenções antes de conseguir afastar a maioria dos manifestantes, tendo o movimento ‘Tsunami Democrático’ divulgado, entretanto, uma mensagem nas redes sociais a cancelar o protesto.

Foto: Toni Albir/ EPA
Foto: Toni Albir/ EPA

O protesto foi desconvocado cerca das 22h00 de Barcelona (23:00 em Lisboa), pouco depois de a polícia nacional espanhola e as autoridades catalãs (Mossos d'Esquadra) terem carregado sobre os manifestantes no estacionamento do principal terminal do aeroporto catalão de El Prat.

Segundo a gestora aeroportuária Aena, o protesto provocou o cancelamento de 108 dos 1.066 voos previstos para hoje.

O Serviço de Emergências Médicas avançou ter atendido, ao longo do dia de segunda-feira, um total de 78 pessoas, três durante os protestos da manhã e 75 no terminal 1 do El Prat, das quais 38 ainda estavam, cerca das 23h30, em observação.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+