Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Qualificação Mundial 2022

Coreias anulam-se em jogo histórico

15 out, 2019 - 15:55 • Redação c/Lusa

Paulo Bento foi a Pyongyang empatar sem golos, em desafio realizado à porta fechada.

A+ / A-

Coreia do Norte e Coreia do Sul não foram além do nulo (0-0), no histórico jogo realizado esta terça-feira, em Pyongyang, a contar para a fase de qualificação asiática para o Mundial 2022.

A seleção do Sul, comandada por Paulo Bento, realizou o primeiro jogo oficial entre as duas nações da península em solo nortenho nos últimos 30 anos. Ambas as equipas, tecnicamente em guerra desde a guerra de 1950, que deu origem ao "Paralelo 58" que divide a antiga nação una em duas, saem de cena com um ponto.

Após o desafio, realizado à porta fechada, a Coreia do Sul mantém-se na liderança do Grupo H, ainda que em igualdade pontual com a Coreia do Norte: sete pontos em três jogos. Os sul-coreanos levam a melhor na diferença de golos.

O contexto do "jogo fantasma"

Foi um encontro 'fantasma', face à decisão da Coreia do Norte de não transmitir na televisão em direto - costuma apenas fazê-lo com um dia de atraso - e de proibir o acesso ao estádio da própria população.

A aproximação entre as duas coreias aconteceu já em 2018, fruto das relações estabelecidas entre o regime de Kim Jong-un e os Estados Unidos, mas nos últimos meses essa aproximação perdeu algum impulso.

A seleção treinada pelo português Paulo Bento apenas viu serem emitidos vistos para o corpo técnico e jogadores, deixando fora de Pyongyang os adeptos e os jornalistas, enquanto a transmissão televisiva para fora da Coreia do Norte também foi 'vetada'.

A exceção a estas proibições foi a autorização dada à presença do presidente da FIFA, Gianni Infantino, que era esperado no jogo, mas sem que ainda tenha sido confirmada a presença no Estádio Kim Il-sung.

A própria informação sobre o início do jogo chegou com mais de 15 minutos de atraso, através das contas no Twitter e no site oficial da federação sul-coreana, da FIFA e da confederação asiática.

A espaços, a FIFA deu informação online em relação a substituições nas duas seleções e cartões amarelos, num jogo -- ao contrário do habitual -- sem informação estatística ou descrição dos lances disputados.

"As fotografias enviadas pelos nossos elementos mostram que não havia uma única pessoa nas bancadas. Não entendemos a razão pela qual o Norte faz isto", referiu um responsável da federação sul-coreana, após o jogo disputado num estádio com capacidade para 50.000 espetadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+