Tempo
|
A+ / A-

Nobel da Economia para três americanos dedicados ao combate à pobreza

14 out, 2019 - 10:57

Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer​ são os distinguidos. Têm-se dedicado a estudar o combate à pobreza.

A+ / A-

O Prémio Nobel da Economia foi atribuído esta segunda-feira a três pessoas que têm trabalhado no estudo da pobreza e das formas de a combater.

Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer são os escolhidos pela Academia Sueca para o ano de 2019.

“Os laureados deste ano introduziram uma nova abordagem para obter respostas fiáveis sobre as melhores formas de combater a pobreza”, afirma a academia, em comunicado.

Dois dos vencedores, Abhijit Banerjee e Esther Duflo, são casados e trabalham no Massachusetts Institute of Technology MIT), nos Estados Unidos, enquanto Kremer é académico na Universidade de Harvard.

Aos 46 anos, Duflo é a pessoa mais nova a receber o Nobel da Economia, e apenas a segunda mulher a ser laureada nesta categoria. Nascida em França, mudou-se para os Estados Unidos para completar o seu doutoramento, sob supervisão de Abhijit, com quem mais tarde teve um filho e casou. Abhijit Banerjee tem 56 anos e nasceu na Índia mas tem também cidadania americana.

Ao vencerem em conjunto o prémio, Abhijit e Esther tornam-se o sexto casal a ganhar o Nobel.

Já Michael Kremer tem 54 anos, nasceu nos Estados Unidos e desenvolveu lá toda a sua carreira, embora parte da sua investigação diga respeito a metodologias para melhorar a educação de alunos no Quénia.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera Costa
    16 out, 2019 11:00
    Uma Francesa, um Indiano e um Americano! Valia a pena convidá-los para visitarem o nosso país! pois valia... No próximo Verão vamos pensar nisso, Ok?

Destaques V+