Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Urgência pediátrica do Garcia de Orta já reabriu

13 out, 2019 - 09:23

Urgência do hospital em Almada encerrou a partir das 20h00 de sábado por falta de médicos que cumprissem a escala noturna.

A+ / A-

A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, reabriu na manhã deste domingo depois de ter estado encerrada desde as 20h00 de sábado por falta de médicos para cumprirem a escala noturna, informou fonte hospitalar.

Segundo o gabinete de comunicação do HGO, cerca das 09h00 o serviço de urgência pediátrica estava a funcionar “com toda a normalidade”. Durante o período do fecho da urgência de pediatria – das 20h00 às 08h00 - acorreram aquele serviço dois utentes (pelas 03h00 e pelas 06h00), que foram informados para se deslocarem aos hospitais Santa Maria ou Dona Estefânia, em Lisboa.

O Conselho de Administração do HGO disse, no sábado, lamentar esta situação, mas assegurou que estão a decorrer “todas as diligências necessárias para ultrapassar as dificuldades”, em articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e com a tutela.

Na sexta-feira, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul alertou que a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta continuava em risco de fechar à noite. “A proposta dos colegas de pediatria é muito clara: têm que deixar de fazer bancos de urgência à noite, porque só sete pediatras é que fazem urgência e, desses sete, só quatro têm menos de 55 anos [e fazem noites]”, afirmou à agência Lusa o presidente do sindicato, João Proença.

Segundo este responsável sindical, há uma grande carência de pediatras neste hospital de Almada, no distrito de Setúbal, o que faz com que os médicos ao serviço se encontrem “exaustos” por terem que fazer banco de urgência “dia sim, dia não”.

O sindicalista sublinhou ainda que “estes colegas estão a fazer bancos de 24 horas quatro vezes por semana”. “Vários setores de serviço estão direcionados para a urgência, que é uma porta aberta para as pessoas, mas não tem qualidade e põe em causa a vida dos próprios médicos”, afirmou.

A proposta do sindicato e dos especialistas é que “transfiram médicos de outros hospitais” para que se consiga assegurar a escala de serviço com dois graduados em pediatria e dois internos, ao invés de apenas um especialista, como tem acontecido neste hospital, onde se atendem cerca de 200 crianças por dia.

A falta de pediatras no Garcia de Orta já se arrasta há mais de um ano, quando saíram 13 profissionais, mas nem o lançamento de concursos foi suficiente para colmatar esta carência porque “ninguém concorreu”, adiantou o responsável.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    13 out, 2019 Almada 10:41
    Não venham viver para Almada e arredores, o imi e agua são os mais caros deste país, sem falar das escolas quase todas com amianto, mais se queres ser bem atendido a nível de saúde tens de pagar portagem.

Destaques V+