Fotogaleria: Turquia lançou as feras de guerra contra os curdos

Fotogaleria: Turquia lançou as feras de guerra contra os curdos

Tempo
|

13 out, 2019 - 19:46 • Redação

A retirada norte-americana do nordeste da Síria abriu a porta à operação militar da Turquia contra os curdos, aliados do Ocidente na guerra ao Estado Islâmico que se sentem (novamente) "apunhalados pelas costas".

A+ / A-

Os Estados Unidos retiraram do nordeste da Síria e a Turquia avançou as suas peças contra as forças curdas, que nos últimos anos foram aliadas fundamentais do Ocidente na luta contra o Estado Islâmico.

Os curdos, que sonham com um Estado autónomo e foram importantes para acabar com o califado de terror na região, dizem que foram "apunhalados pelas costas".

A operação militar da Turquia em território sírio já provocou mais de 200 mortos e cerca de 120 mil pessoas deixaram as suas casas para fugir da guerra.

Esta semana, o Conselho de Segurança da ONU esteve reunidos mas as divisões entre os países não permitiram uma declaração final a condenar a ação de Ancara.

Este domingo foram conhecidos alguns desenvolvimentos: o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a retirada de mais tropas do norte da Síria e que vai aplicar sanções à Turquia. O Exército sírio, apoiado pela Rússia, vai enviar soldados para o nordeste do país, com o objetivo de travar a ofensiva da Turquia contra os curdos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+