10 out, 2019 - 19:29 • José Carlos Silva
O Toyota Corolla Hatchback 1.8 Hybrid Exclusive, é uma das três apostas do construtor nipónico, ao Troféu Carro do Ano 2020 - Essilor/Volante de Cristal. E concorre na categoria de veículo ecológico.
Com o passar dos anos, a Toyota abandona o ar "aborrecido" de outros tempos. O Corolla não é exceção. Na dianteira, os faróis apresentam-se como duas lâminas que convergem para o símbolo da marca situada pouco abaixo da linha do capô.
A frente não é lisa, com um friso que descai no para-choques, conferindo-lhe alguma agressividade, rodeando um favo que toma o lugar da grelha.
A traseira apresenta um conjunto óptico com linhas semelhantes aos dos faróis, em lâmina, que surgem como que, aparentemente, encastrados na mala.
Interior
Sóbrio, com materiais de qualidade. Os bancos da frente têm um design desportivo e são muito confortáveis, com total apoio para o corpo quer do condutor, quer do passageiro.
Os painéis que revestem as portas da frente são de material aborrachado. Pena é que a mesma solução não se aplique ao revestimento das portas traseiras que apresentam um plástico mais duro.
E já que estamos no banco de trás, podemos dizer que é largo o suficiente para acolher dois adultos e uma criança, mas não tem espaço de sobra. Tem, contudo, espaço para passageiros com mais de 1,75 de altura, mas quem vai junto às portas pode sentir-se incomodado nas curvas com a proximidade da pega e da cabeça.
À frente, não há quaisquer reparos: O tablier tem um ar de qualidade superior com um revestimento aborrachado e pespontado. O ar-condicionado é bi-zona, a caixa automática fácil de manusear, o quadrante digital com todas as informações necessárias e de fácil leitura, complementado com um display ao centro do tablier, bastante completo.
A bagageira tem 361 litros, capacidade que pode ser substancialmente ampliada com o rebatimento dos bancos.
Motor
Este é um 1.8 litros de 122 cavalos, com um motor eléctrico responsável por parte do estábulo.
Com 3 modos distintos de condução, normal, desportivo e económico, percebe-se bem a diferença entre cada um deles, sobretudo, quando passamos do ecológico para o desportivo.
A velocidade máxima está limitada a 180 quilómetros por hora, e a marca dos zero aos cem é ultrapassada em menos de 11 segundos.
A caixa é automática de variação continua.
A marca anuncia consumos reduzidos, de 4,8 litros aos cem, mas no nosso teste e sem preocupações de pé leve, a nossa média foi de 5,4, havendo amplitude para valores mais modestos.
O Toyota Corolla Hatchback 1.8 Hybrid Exclusive a concurso é proposto por um preço final de 33.000 euros.