Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

A defesa do ambiente: são os jovens consequentes?

11 out, 2019 • Opinião de Henrique Raposo


Para praticarem um ambientalismo consequente, os jovens têm que ser mais conservadores e austeros nos seus hábitos. Estão disponíveis para isso?

Gosto de ver os “jovens”, essa vaga definição onde alguns ainda me colocam, empenhados na defesa de uma causa tão nobre como a conservação da Criação. Não cedo ao cinismo que paira sobre estas manifestações. Ainda bem que os jovens, tão afastados da política e do espaço público, encontram aqui uma causa republicana.

Existe porém o óbvio perigo de tudo isto não passar de uma moda ou de um mero discurso sem consequências reais. Não serve de nada entrarmos em manifs se mantivermos os hábitos consumistas de sempre. Estão os jovens disponíveis para comprar sapatilhas de couro (que duram uma década) e não de plástico (que duram um ano)? Ou seja, são animalistas ou ecologistas? Estão os jovens das cidades disponíveis para uma compreensão do mundo rural? Estão os jovens disponíveis para pegarem em enxadas e sachos? Estão os jovens disponíveis para aproveitar qualquer pedaço de terra da família (logradouro, jardim, quintal, horta, quinta) para produzirem os seus próprios alimentos, as suas próprias hortaliças e a sua própria carne? Estão os jovens disponíveis para comer coelho, uma carne com reduzida pegada carbónica? Estão os jovens disponíveis para trocar o hambúrguer de vaca pela carne ossuda do coelho? Estão os jovens disponíveis para fazerem menos viagens de avião? Sim, os jovens têm de escolher: ou estão com o ambiente ou estão com o turismo. Estão os jovens disponíveis para comprarem menos telemóveis e menos peças de roupa? Estão disponíveis para usar camisolas velhas e com borboto?

Acolho com alegria o ativismo dos jovens. É bom vê-los fora das bolhas ultra-individualistas criadas pela net e pelos telemóveis. Mas este ativismo não pode ser discursivo ou para o instagram. Para praticarem um ambientalismo consequente, os jovens têm que ser mais conservadores e austeros nos seus hábitos. Estão disponíveis para isso?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera Costa
    13 out, 2019 18:40
    "Estão os jovens disponíveis para pegarem em enxadas e sachos? Estão os jovens disponíveis para aproveitar qualquer pedaço de terra da família (logradouro, jardim, quintal, horta, quinta) para produzirem os seus próprios alimentos, as suas próprias hortaliças e a sua própria carne?" " Estão os jovens disponíveis para comprarem menos telemóveis e menos peças de roupa? Estão disponíveis para usar camisolas velhas e com borboto?" Quando eu era jovem e mesmo agora, sempre tive roupa para trabalhar e roupa para sair nos tempos livres! ou seja roupa mais barata para trabalhar! na minha casa andamos todos de pijama e de chinelos, quando está frio veste-se por cima do pijama um casaco de lã ou a tal camisola de borboto e já está! gasta-se menos água e a roupa da rua, fica só para a rua! até porque não é higiénico, chegar a casa e sentar no sofá com a roupa dos transportes,onde dezenas de pessoas se sentam por dia! Também não acho bem a camisola do borboto estar vestida num empregado atrás de um balcão ou num escritório; nem engravatados nem desajeitados! Eu ainda sou do tempo do fato de macaco, digo-lhe: é preferível um canalizador de fato macaco, do que de calças velhas rotas e sujas! ou calças de ganga apertadas tipo chouriço, que quando se baixam,quase ficam com o traseiro de fora! dá mau aspecto! Se os médicos usam bata,porque os operários seja do que for,não usam o fato de macaco? Quanto à enxada isso depende da alimentação daquele que pega nela! "Quem não manduca não trabuca".