Tempo
|
A+ / A-

Centenas de alunos, pais e professores exigem retirada de amianto na Portela de Sacavém

10 out, 2019 - 10:08 • Lusa

O grupo da frente do movimento transporta uma faixa que diz "Não podemos esperar! Todos juntos conseguimos remover o amianto!".

A+ / A-

Centenas de alunos da Escola Básica 2,3 Gaspar Correia e Secundária da Portela e Moscavide, na Portela de Sacavém, estavam concentrados, cerca das 09h00 desta quinta-feira, à porta do estabelecimento de ensino para exigir a retirada de amianto.

Alunos, professores e pais começaram então a fazer uma caminhada com o objetivo de formar um cordão humano que culminará junto ao centro comercial da Portela

Mostrando cartazes a dizer "Amianto mata", "Saúde é um direito básico", gritam: "Amianto fora, não quero morrer agora", ao mesmo que caminham

O grupo da frente do movimento transporta uma faixa que diz "Não podemos esperar! Todos juntos conseguimos remover o amianto!".

Durante a caminhada, alunos, pais e professores vão parando para ler o manifesto.

A ação de protesto é organizada pelos movimentos ESPeloClima, que integra alunos da Escola Secundária da Portela, e Escolas Sem Amianto, que integra professores e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide (distrito de Lisboa).

O protesto tem por objetivo alertar e exigir para a necessidade de se remover de imediato todo o amianto que existe nas escolas portuguesas, nas quais estão incluídas a Escola Básica Gaspar Correia e a Secundária da Portela.

Os organizadores do protesto querem também ser ouvidos pelo próximo ministro da Educação.

Segundo a explicação dada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), na sua página da internet, o amianto é a designação comercial utilizada para a variedade fibrosa de seis minerais metamórficos de ocorrência natural.

Devido às suas propriedades, o amianto teve, sobretudo entre 1945 e 1990, numerosas aplicações, nomeadamente na construção de edifícios, estando presente em materiais, como as telhas de fibrocimento, revestimentos e coberturas de edifícios, gessos e estuques, revestimentos à prova de fogo, revestimentos de tetos falsos, isolamentos térmicos e acústicos, entre outros.

Em Portugal, a utilização e comercialização de amianto, ou de produtos que o contenham, foi proibido a partir de 1 de janeiro de 2005.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Oliveira
    10 out, 2019 Sintra 11:43
    Infelizmente há amianto por todo o lado... Hospital Amadora Sintra também é “Um mar de lusalite (amianto)”

Destaques V+