Tempo
|
A+ / A-

Dominado fogo em Sintra que provocou cinco feridos

09 out, 2019 - 18:56 • Redação com Lusa

Incêndio rural que deflagrou pelas 15h20 desta quarta-feira entrou em fase de rescaldo durante a noite.

A+ / A-

Foi dado como dominado esta quarta-feira à noite o incêndio de grandes dimensões que deflagrou na serra da Carregueira, no concelho de Sintra, avança a Proteção Civil.

Cinco pessoas ficaram feridas no combate às chamas, quatro ligeiros e um grave, avança fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa.

"Quatro pessoas, três civis e um bombeiro, sofreram ferimentos ligeiros, e um bombeiro foi considerado em estado grave, depois de sofrer um enfarte agudo do miocárdio", explicou a mesma fonte.

Cerca de 50 pessoas foram retiradas durante a tarde das suas casas na localidade da Venda Seca, concelho de Sintra, por precaução, devido a fumo e ao avanço do fogo.

Em declarações à agência Lusa cerca das 18h25, a presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, referiu que os moradores foram retirados das habitações devido à imprevisibilidade da direção do fogo, tendo em conta o vento que se faz sentir na zona. "O vento não está a ajudar", reforçou.

Pelas 21h40, estavam no terreno 370 operacionais e 113 viaturas, de acordo com o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Durante a tarde cinco meios aéreos ajudaram no combate às chamas.

O incêndio teve início às 15h20, numa zona de mato, junto ao Estabelecimento Prisional da Carregueira e do Centro de Tropas e Comandos, disse, anteriormente, fonte da Proteção Civil.

Em declarações à Renascença pelas 18h00, Manuel Cordeiro, adjunto do comando nacional de operações, explicava que a estratégia de combate "está a resultar".

"O flanco esquerdo e a cabeça estão a ceder aos meios, a frente direita ainda está a arder com muita intensidade e por isso damos prioridade aos meios para aí", detalhou.

(notícia atualizada às 21h41)

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+