Tempo
|
A+ / A-

Estrela Vermelha impedido de entrar no Kosovo para jogo da Taça da Sérvia

09 out, 2019 - 16:39 • Lusa

Jogo com o Kosovo Trepca, uma formação composta por sérvios kosovares, foi transferido para Belgrado, esta quinta-feira.

A+ / A-

O Estrela Vermelha foi esta quarta-feira proibido de entrar no Kosovo, onde iria disputar um jogo da Taça da Sérvia, com uma equipa local, segundo a agência noticiosa AFP.

A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, autoproclamada em fevereiro de 2008, e a minoria sérvia que permanece na ex-província do sul, com maioria de população albanesa, mantém a sua fidelidade a Belgrado.

A equipa do Kosovo Trepca, uma formação composta por sérvios kosovares, disputa a Taça da Sérvia e deveria receber o Estrela Vermelha, nos 16 avos de final da prova.

No entanto, as autoridades do Kosovo impediram a entrada do autocarro da equipa do Estrela Vermelha, que ficou bloqueado no posto fronteiriço de Jarinje (norte do Kosovo), para onde foi deslocado um importante dispositivo policial.

"Fomos proibidos de entrar apesar das recomendações da FIFA que autorizou a realização do jogo. As instituições do Kosovo permaneceram surdas a esta recomendação", declarou à televisão nacional sérvia (RTS) Zvezdan Terzic, diretor do Estrela Vermelha.

O desafio será disputado em Belgrado na quinta-feira, adiantou.

Zvezdan Terzic sublinhou não entender a decisão das autoridades de Pristina, pelo facto de o clube de Trepca disputar o campeonato sérvio na cidade de Mitrovica, uma cidade do norte do Kosovo onde se concentra parte significativa da minoria sérvia local. O clube está inscrito numa divisão regional sérvia.

A justificar a decisão da federação kosovar, o secretário-geral Erold Salihu afirmou que "nunca decorreram competições no Kosovo" organizadas pela federação sérvia.

"Autorizamos a vinda do Estrela Vermelha ou do Partizan para encontros amigáveis ou de caráter humanitário", mas não para competições oficiais, afirmou Erold Salihu, citado pela RTS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+