Tempo
|
A+ / A-

Saúde. Mais de ​1.800 vagas para formação de novos médicos no próximo ano

07 out, 2019 - 22:01 • Lusa

Trata-se do maior número de sempre de vagas para formar novos médicos especialistas.

A+ / A-

O número de vagas para internato médico no próximo ano ascende a 1.830, com o Centro Hospitalar Lisboa Norte a voltar a ter formação nas especialidades de otorrinolaringologia e pneumologia.

Segundo o mapa oficial de capacidades formativas para novos médicos especialistas, datado de 4 de outubro, há 1.297 vagas para especialidades hospitalares, 491 para medicina geral e familiar, 36 para saúde pública e seis para medicina legal.

Trata-se do maior número de sempre de vagas para formar novos médicos especialistas, como já tinha antecipado o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra o Hospital Santa Maria e o Hospital Pulido Valente, voltou a ter vagas atribuídas em otorrinolaringologia e em pneumologia.

No caso da pneumologia, o hospital tinha perdido no ano passado a capacidade formativa na sequência de denúncias relativas a situações irregulares, como o caso de internos que estariam a fazer urgência sozinhos.

Também no caso de otorrinolaringologia, a Ordem dos Médicos considerou que não estiveram reunidas as condições exigíveis para formar médicos especialistas, situação entretanto ultrapassada.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+