Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Cardeais por habitante - 07/10/2019

O Mundo em Três Dimensões

Portugal é segundo em número de cardeais por habitante

07 out, 2019 • Marta Grosso , Paulo Teixeira (sonorização)


Depois de D. Tolentino de Mendonça ter sido feito cardeal, Portugal ficou com um cardeal por cada dois milhões de portugueses.

São cinco os cardeais portugueses. D. António Marto, D. Manuel Clemente, D. Manuel Monteiro de Castro, D. José Saraiva Martins e D. José Tolentino de Mendonça.

Há países com mais cardeais do que Portugal, mas só Itália (que ocupa o primeiro lugar da lista) tem mais cardeais por habitante: um para cada 1,4 milhões de italianos.

Em Espanha, a proporção é de um cardeal para cada 3,6 milhões de pessoas.

Espanha e EUA ocupam o segundo lugar dos países com mais cardeais: 14. Mas, no território norte-americano, há duas contas a fazer: se contarmos toda a população (cerca de 327 milhões), a proporção é de um cardeal para cada 23 milhões de habitantes.

Se contarmos apenas a população católica, a proporção baixa para um por cada cinco milhões.

Veja mais sobre todos estes números aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.