Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Joacine à espera de Costa. “Temos objetivos muito concretos”

07 out, 2019 - 02:06 • João Pedro Barros com Lusa

Deputada eleita pelo Livre garante que o partido está disponível para o diálogo tendo em vista um possível acordo pós-eleitoral.

A+ / A-

Veja também:


Joacine Katar Moreira, a deputada responsável por levar o Livre, pela primeira vez, para o Parlamento, está à espera de António Costa, que na madrugada desta segunda-feira, na sequência dos resultados das legislativas, garantiu que ia falar com Livre e PAN (quatro assentos) sobre a possibilidade de um acordo pós-eleitoral.

“Nós estamos completamente disponíveis para dialogar qualquer partido. Mas é necessário que o atual primeiro-ministro nos informe dos objetivos e nos esclareça em relação às suas intenções objetivas. Nós obviamente iremos conversar, mas com objetivos muito concretos”, salientou a investigadora, de 37 anos, à RTP.

Em relação à sua eleição, disse ser “uma enorme responsabilidade”, especialmente porque todos os eleitores “estão à espera de uma ação absolutamente antifascista e antirracista e de uma ótica verdadeiramente igualitária”.

“Isto é uma responsabilidade alta mas é igualmente uma alegria enorme. Nós entrarmos e originarmos uma verdadeira frente democrática”, acrescentou.

Livre vs. Chega?

Joacine afirmou que "não há lugar para extrema-direita no Parlamento", num púlpito montado na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, após confirmar que tinha garantido a eleição, bem como o partido Chega, através do seu líder André Ventura.

No início da noite, o fundador do Livre Rui Tavares congratulou-se com a possibilidade de o partido eleger deputados, mas manifestou-se preocupado com a hipótese de a extrema-direita chegar à Assembleia da República, apelando a um "exame de consciência".

A deputada eleita pelo círculo de Lisboa adiantou que o Livre "será a esquerda verde no parlamento português".

"[Seremos] a esquerda ecológica que defenderá um novo pacto verde necessário para proteger o planeta, para deixarmos aos nossos e às nossas um mundo melhor", reforçou.

Joacine Moreira também garantiu que o Livre vai será "a esquerda feminista radical". "Estamos ansiosos, sedentos", exclamou, garantindo que o Livre será também "uma voz desconfortável" e que não chegou ao Parlamento "para confortar ninguém, nem maiorias, nem minorias".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+