Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2019

Eleições. Marcelo promete "fazer tudo para que haja estabilidade"

07 out, 2019 - 13:08 • Lusa

O Presidente da República vai ouvir os 10 partidos políticos com mandato na terça-feira.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promete "fazer tudo para que haja estabilidade", declarando-se tão empenhado nesse objetivo como este esteve na anterior legislatura.

"O que eu tenciono ouvir das forças políticas e dizer às forças políticas é que, tal como na legislatura anterior, o Presidente vai fazer tudo para que haja estabilidade", afirmou o chefe de Estado aos jornalistas, à saída de uma iniciativa no Centro de Congressos do Estoril, no concelho de Cascais.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que, para já, "o Presidente da República deve ouvir os partidos, indigitar o primeiro-ministro, depois haverá tempo para o primeiro-ministro proceder às diligências para a formação do Governo".

"Se me perguntam: o Presidente está empenhado? Está exatamente empenhado na estabilidade como esteve na última legislatura", reforçou.

O PS venceu as legislativas de domingo, sem maioria absoluta, seguindo-se PSD, BE, CDU (PCP/PEV), CDS-PP e PAN. Chega, Iniciativa Liberal e Livre elegeram, cada um, pela primeira vez, um deputado nestas eleições.

Na terça-feira, começam as audições aos 10 partidos com representação parlamentar, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

De acordo com uma nota publicada no site da Presidência, o Livre – partido menos votado – será o primeiro a ser ouvido (11h30) e o PS o último (20h00).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Monteiro Pereira
    07 out, 2019 16:13
    Ao nunca contestar decisões do governo,mostrou o seu empenho na conclusão do mandato.Talvez por isso,a vitória do PS tenha sido prevista.

Destaques V+