Tempo
|
A+ / A-

Legislativas 2019

Votaram perto de dois milhões de pessoas até às 12h00. É mais do que em 2015

06 out, 2019 - 13:36 • Lusa

São números superiores aos de 2015, últimas legislativas.

A+ / A-

Veja também:


Cerca de dois milhões de eleitores já tinham votado nas eleições legislativas até às 12h00 deste domingo.

São 18,83% dos 10,8 milhões de eleitores inscritos – uma descida de 1,82 pontos percentuais face às anteriores legislativas, mas como são mais os eleitores, representa na verdade um aumento da afluência.

Nas últimas eleições legislativas, realizadas em 4 de outubro de 2015, a afluência média às urnas à mesma hora estimava-se em 20,65%, o que correspondia a cerca de 1,9824 milhões de votantes.

Os números são do Ministério da Administração Interna.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a votação está a decorrer com normalidade.

"Os pedidos de esclarecimento que têm havido enquadram-se dentro do normal de um dia pacífico de eleições", diz o porta-voz João Tiago Machado, à agência Lusa.

Houve, contudo, duas tentativas de boicote, no concelho de Montalegre.

Para as eleições deste domingo estão recenseados mais de 10,8 milhões de eleitores, no território nacional e no estrangeiro – mais cerca de 1,1 milhões do que nas anteriores legislativas, em 2015, devido ao recenseamento automático no estrangeiro (segundo a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna).

Em 2015, a taxa de abstenção atingiu o recorde de 44,4%, comparando com os 8,3% nas eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975, ou os 16,4% das primeiras legislativas, em 1976.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+