Tempo
|
A+ / A-

Mesas de voto abriram às 8h00 e encerram às 19h00. Sabe onde votar?

06 out, 2019 - 08:30 • Redação com Lusa

Tal como nas europeias, já não precisa de saber o número de eleitor para votar nem levar esse cartão. Tudo o que precisa é de um cartão de identificação.

A+ / A-

Estão abertas, desde as 8h00, as mesas de voto para as eleições legislativas que decorrem neste domingo. Pode votar até às 19h00. Nos Açores, devido à diferença horária, as mesas de voto abrem e encerram uma hora depois da hora de Lisboa

Estão recenseados mais de 10,8 milhões de eleitores no território nacional e no estrangeiro – mais cerca de 1,1 milhões do que nas anteriores legislativas, em 2015, devido ao recenseamento automático no estrangeiro.

Também em relação a 2015, o número de mandatos de deputado a atribuir nos círculos eleitorais da Guarda e de Viseu diminuiu de quatro para três e de nove para oito, respetivamente, enquanto Lisboa e Porto ganharam um lugar cada.

No total, são eleitos 230 deputados, divididos por 22 círculos (18 no Continente, dois nas regiões autónomas e círculos da emigração – Europa e Fora da Europa).

Ao longo dos anos, a taxa de abstenção tem vindo a aumentar. Nas últimas legislativas, a atingiu o recorde de 44,4%, comparando com os 8,3% nas eleições para a Assembleia Constituinte, em 1975, ou os 16,4% das primeiras legislativas, em 1976.

Às eleições deste domingo concorrem 20 partidos políticos e uma coligação – é o maior número de sempre, embora apenas 15 se apresentem a todos os círculos eleitorais.

Há quatro partidos novos: Aliança, Reagir Incluir Reciclar (RIR), Chega, Iniciativa Liberal, sendo a única coligação, a CDU, que junta PCP e PEV e independentes.

Os outros partidos políticos concorrentes são: PSD, PS, BE, CDS-PP, PAN, PNR, PDR, PCTP-MRPP, PPM, PTP, Livre,MPT, PURP, Nós, Cidadãos!, MAS e JPP.

A 16 de outubro serão contados os votos dos círculos da Europa e Fora da Europa, que elegem quatro deputados. Após o apuramento destes dois círculos, fica fechado o apuramento geral dos resultados das legislativas.

Onde votar?

Esta é a 16.ª vez que os portugueses são chamados a votar em legislativas. Se antes era preciso levar sempre o cartão de eleitor, tal deixou de ser necessário desde agosto do ano passado.

Hoje, só tem de se fazer acompanhar de um cartão de identificação – seja cartão do cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou carta de condução.

Para saber onde vota, tem várias hipóteses:

  • consultar a junta de freguesia
  • consultar o site do Ministério da Administração Interna
  • pode enviar uma SMS gratuita para 3838, escrevendo a mensagem: RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento (ordenada por ano, mês e dia AAAAMMDD) – Exemplo: RE 1234567 19820803. Receberá logo de seguida uma mensagem com o local de voto.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+