Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O poeta de Machico que chegou a cardeal

05 out, 2019 - 10:25 • Filipe d'Avillez com redação

José Tolentino Mendonça tem uma vasta obra no mundo da cultura e foi chamado em 2018 a servir o Papa Francisco de forma mais próxima, no Vaticano. A partir deste sábado torna-se cardeal.

A+ / A-
De sacerdote a cardeal num ano. O percurso meteórico de D. Tolentino Mendonça
De sacerdote a cardeal num ano. O percurso meteórico de D. Tolentino Mendonça

Veja também:


D. José Tolentino Mendonça nasceu em Machico, na Madeira, em 1965 e foi ordenado padre em 1990, aos 24 anos. É doutorado em Teologia Bíblica.

Biblista, investigador, poeta e ensaísta, Tolentino de Mendonça foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada por Aníbal Cavaco Silva, presidente da República, em 2015.

Figura incontornável no meio cultural português – e não só – serviu durante anos a Igreja Portuguesa na construção de pontes entre os dois mundos, tendo chefiado o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Em 2010, quando o Papa Bento XVI visitou Portugal, D. José Tolentino foi o arquiteto do encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém, que foi muito elogiado, e foi também consultor do Conselho Pontifício da Cultura.

A sua vida sacerdotal foi sobretudo dedicada ao trabalho académico, tendo sido reitor do Colégio Português, em Roma, professor na Universidade Católica, em Lisboa e, mais recentemente, vice-reitor da mesma universidade, um cargo que só abandonou quando foi chamado a Roma.

Tem várias obras publicadas, tanto de poesia como de teologia, bem como crónicas e colaborou com vários órgãos de imprensa, tendo inclusivamente tomado conta da emissão da Tarde da Renascença na altura em que a rádio celebrou o seu 81.º aniversário.

Em 2018 orientou o retiro de Quaresma do Papa Francisco, tendo causado tamanho impacto que Francisco o nomeou, pouco depois, para o cargo de responsável do Arquivo e da Biblioteca do Vaticano, elevando-o a arcebispo.

O responsável português sucedeu no cargo de arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica o arcebispo Jean-Louis Bruguès.

O Arquivo Secreto do Vaticano tem um site próprio, no qual é possível encontrar parte do espólio com mais de mil anos.

Ao longo de 85 quilómetros de estantes, distribuem-se mais de 630 fundos de arquivos diferentes.

O arquivo, nos moldes em que existe, nasceu por iniciativa de Paulo V, no século XVII, ainda que a sua história recue nos séculos, dado ter nascido, desde cedo, a tradição de os Papas guardarem a documentação que se referia ao exercício da sua própria atividade.

O documento mais antigo conservado no Vaticano é o “Liber Diurnus Romanorum Pontificum”, livro de fórmulas da chancelaria pontifícia do século VIII.

Este arquivo é gerido por 54 pessoas e pode ser visitado por qualquer investigador devidamente acreditado por uma universidade ou instituto cultural, sem distinção de credo.

A cerimónia de ordenação episcopal decorreu no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, coadjuvado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e também por D. Teodoro Faria, o bispo emérito do Funchal, terra de D. José Tolentino Mendonça.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, bem como o seu antecessor, Cavaco Silva, marcaram presença na cerimónia. Marcelo não estará agora presente na sua elevação ao cardinalato, devido às cerimónias fúnebres de Freitas do Amaral, em Lisboa/Cascais.

Com a sua nomeação para o Colégio dos Cardeais Portugal passa a contar com cinco cardeais vivos, um número inédito, três dos quais ainda têm idade de votar num eventual conclave.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+