Tempo
|
A+ / A-

Armadores de pesca do Norte não vão ao mar a 14 de outubro

05 out, 2019 - 21:59 • José Carlos Silva , João Pedro Barros

Paralisação pode ser prolongada caso não haja acordo com as Finanças. Um dos problemas é a exigência dos inspetores de que os preços sejam tabelados.

A+ / A-

Dia 14 de outubro, uma segunda-feira, os armadores de pesca da Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Vila do Conde, Aveiro e Leixões não vão ao mar, mas sim a uma reunião em Lisboa na Direção Geral das Finanças. O objetivo é resolver uma série de problemas que se arrastam há meses.

“Vamos parar os barcos e vamos todos para lá. Ou resolvemos isto de vez ou não se vai mais para o mar. Ficam parados os barcos até se resolver”, avança o armador Manuel Marques à Renascença.

Entre as questões a ser debatidas encontra-se a exigência dos inspetores das Finanças de que o peixe capturado tenha um preço tabelado, algo que os armadores garantem não ser possível fazer.

“Os preços são muito variáveis e já há muitos anos que temos uma média de peixe. Eles estão a basear-se no peixe de mais valor, que metemos à venda em leilões. Dizem que devíamos vender sempre o peixe àquele preço, coisa que não conseguimos fazer”, garante.

Caso as questões não sejam resolvidas, Manuel Marques garante que a paralisação será prolongada por tempo indeterminado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+