Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bagdade

Sobe para 93 o número de mortos em manifestações no Iraque

05 out, 2019 - 14:04 • Lusa

Desde terça-feira, dia em que as manifestações no Iraque começaram, já houve cerca de 4 mil feridos e 93 vítimas mortais. Os protestos continuam durante o fim de semana, pela reivindicação do fim da corrupção no país, pela diminuição da taxa de desemprego e melhores serviços públicos.

A+ / A-

O número de mortos nos protestos para pedir mais serviços básicos, que desde terça-feira se verificam no Iraque, aumentou para 93, enquanto os feridos rondam os 4 mil, anunciou este sábado a comissão governamental iraquiana dos direitos humanos.

Segundo o mais recente balanço deste órgão, por comunicado, foram registados 93 mortos, 3.978 feridos e 567 detidos, dos quais 355 foram já libertados, em linha com o que tinha sido prometido na noite de quinta-feira pelo primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdelmahdi.

Nos conflitos verificaram-se também danos materiais em 37 imóveis públicos e privados, precisou a comissão.

Dezenas de manifestantes concentram-se este sábado em pelo menos dois pontos na capital iraquiana para solicitar melhores serviços pelo quinto dia consecutivo, protestando contra a corrupção e o desemprego, confirmou à EFE uma fonte do Ministério do Interior, sob anonimato.

As forças de segurança estão a tentar dispersar os manifestantes, disse.

As autoridades levantaram este sábado às 05h00 locais (02:00 TMG), o toque de recolher obrigatório implementado nos últimos dois dias em Bagdade, onde o tráfego circula normalmente este sábado de manhã, à exceção da praça Tahrir, onde ainda está um número importante de forças de segurança.

Foram reabertas as estradas que unem a capital com o resto das províncias, segundo a mesma fonte.

No entanto, continuam as restrições no acesso à internet e as forças de segurança estão deslocadas em grande número nas principais ruas da capital.

Os manifestantes protestam desde terça-feira contra a corrupção, o desemprego e a decadência dos serviços públicos.

Convocado através das redes sociais, o movimento de protesto é o primeiro teste para Abdel Mahdi, há cerca de um ano no Governo de um país saído há menos de dois anos de quase quatro décadas de conflito e em escassez crónica de eletricidade e de água potável.

Uma criança e dois manifestantes mortos em segundo dia de protestos no Iraque
Uma criança e dois manifestantes mortos em segundo dia de protestos no Iraque
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+