Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Sondagem das sondagens"

Agregador de sondagens da Renascença mostra que PS pode vencer eleições com 38% dos votos

04 out, 2019 - 06:31 • Rui Barros

O PSD fica com 26% e o Partido Socialista deverá ser o vencedor das eleições legislativas de 6 de outubro, recolhendo 38% das intenções de voto. É esta a estimativa central revelada pelo agregador de sondagens da Renascença.

A+ / A-

O Partido Socialista vence as eleições legislativas com 38% dos votos, segundo a previsão do modelo estatístico da Renascença que, agregando várias sondagens, procura filtrar o ruído estatístico para estimar o verdadeiro valor da opinião pública.

Reunindo as múltiplas sondagens publicadas esta sexta-feira – último em que a lei eleitoral permite a publicação de estudos de opinião – os socialistas deverão obter 37,9% dos votos. Um valor que, segundo os analistas, não deverá chegar para a maioria absoluta.

Segundo a "Sondagem das sondagens", o PSD será a segunda força política no parlamento, com 26,4% dos votos – menos 11,55 pontos percentuais do que os socialistas. Os social-democratas conseguiram, na reta final da campanha, regressar aos valores de popularidade de outubro de 2018, mas isso não deverá chegar para ultrapassar o PS nas intenções de voto.

Se nos focarmos apenas no último mês pertencem, aliás, a estes dois partidos os prémios de maior e de menor descida. O PSD registou o maior crescimento entre os partidos analisados – mais 4,34 pontos percentuais desde setembro de 2019; e o PS a maior descida – menos 3,23 pontos percentuais.

O mesmo modelo aponta o Bloco de Esquerda como a terceira força política, com 9,8% dos votos. A CDU deverá ser o quarto partido mais votado, reunindo 7% das intenções de voto.

O CDS, que de acordo com as previsões deste modelo tinha, em maio deste ano, a mesma percentagem que o Bloco de Esquerda, deverá obter 4,8% dos votos.

Segue-se o PAN, que ficará, segundo esta previsão, a um ponto percentual atrás do CDS-PP, com 3,8% dos votos.

Para esta previsão a Renascença recorreu a um algoritmo de agregação de sondagens que procura filtrar o ruído estatístico das amostragens para, assim, calcular uma previsão mais exacta daquilo que é a opinião pública.

O modelo combina dados de todas as sondagens publicadas nos últimos dois anos num único valor, procurando identificar tendências na evolução da intenção de voto. Veja como tudo isto é calculado aqui.

[atualizado às 11h51 com correção dos valores da sondagem da Aximage]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+