Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Sondagem das sondagens". PS perto do mínimo do ano, PSD atinge novo máximo

01 out, 2019 - 23:12 • João Pedro Barros

Estudo da Católica com a maior amostra desde maio rejeita hipótese de maioria absoluta do PS e dá ao PSD o melhor resultado de 2019.

A+ / A-

A queda do PS nas sondagens e a recuperação do PSD é claramente refletida na "Sondagem das sondagens" da Renascença, um agregador que reúne todos os estudos de opinião realizados em Portugal e calcula a melhor estimativa para os resultados das legislativas.

O PS continua a liderar folgadamente, com o modelo seguido neste estudo a atribuir-lhe 38,02% dos votos, mas está próximo do mínimo do ano, atingido em maio (37,15%). e não obtém assim maioria absoluta.

Por sua vez, o PSD atinge o melhor resultado de 2019, com 26,66% das intenções de voto. É o valor mais alto e a curva ascendente nos últimos dias é notória. Os sociais-democratas regressam a valores próximos dos registados ao longo de todo o quatro trimestre de 2018.

A sondagem das sondagens reflete assim a sondagem divulgada esta terça-feira, do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (Cesop-UCP), feita para o "Público" e RTP sobre a intenção de voto nas legislativas de domingo.

O PS alcança os 37% e o PSD chega aos 30%. Em terceiro lugar, surge o Bloco de Esquerda, com 10%, seguido da CDU (coligação do PCP e dOs Verdes), com 6%, do CDS, com 5%, e do PAN, com 3%.

O estudo, que foi realizado entre os dias 26 e 29 de setembro (aparece registado na Sondagem das sondagens com a data de 27 de setembro), é particularmente relevante dada a amostra (3226 inquéritos válidos) e por ter sido realizado já depois de ser conhecida a acusação no caso do roubo das armas de Tancos.

Trata-se assim do estudo sobre as legislativas com a maior amostra desde maio. A margem de erro máximo é de 1,7%, com um nível de confiança de 95%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Teixeira
    02 out, 2019 Alverca 12:44
    Desinformação: o PCP não "surge com 6%", porque não concorre sozinho às eleições - como o autor do escrito saberá o PCP concorre numa coligação.

Destaques V+