Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DBRS sobe rating de Portugal

04 out, 2019 - 21:24 • Redação com Lusa

Trata-se do nível mais elevado dos últimos oito anos. Ministro das Finanças antecipa "uma continuação destas melhorias".

A+ / A-

A agência de rating DBRS reviu esta sexta-feira em alta o rating de Portugal para “BBB Alto”, com perspetiva estável. Em plena véspera de eleições legislativas, trata-se do nível mais elevado dos últimos oito anos, recolocando assim a agência canadiana como a que avalia o país numa classificação mais alta.

A DBRS nunca chegou a baixar a classificação para o nível “lixo”, o que foi fundamental para que, no pico da crise económica, Portugal continuasse a aceder ao programa de compra de dívida do Banco Central Europeu.

A agência justifica a nova avaliação com a “melhoria persistente de Portugal em vários indicadores-chave”, nomeadamente no equilíbrio das contas públicas e na redução sustentada do rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB).

Para além disso, a DBRS assinala a redução do rácio de crédito malparado, a melhoria da rendibilidade dos bancos e aumento dos seus rácios de capital. A “estrutura da economia portuguesa” apresenta “exportações mais diversificadas e de maior qualidade” e beneficia de um “crescimento do investimento privado”.

Ministro das Finanças aponta a classificação A

O ministro das Finanças considera que a trajetória de recuperação e estabilização financeira não será interrompida e que o rating de Portugal pode em breve passar para o nível seguinte, a classificação A.

"Se mantivermos a trajetória de avaliações positivas consecutivas nos próximos tempos, diria que num prazo muito curto Portugal poderia atingir, não só nesta, mas em outras agências de 'rating', essa classificação A", uma das classificações mais altas, afirmou Mário Centeno, em declarações à Lusa.

Para o ministro das Finanças, usando Espanha como referência, é possível "antecipar uma continuação destas melhorias".

Isto porque, acrescentou, apesar de Portugal estar classificado abaixo de Espanha, "tem hoje taxas de juro mais baixas ou muito próximas" das daquele país, "tem a dívida a cair na percentagem do PIB [Produto Interno Bruto], o que Espanha neste momento não tem, saldo orçamental equilibrado e está a crescer mais do que Espanha".

Segundo Centeno, a trajetória de recuperação e estabilização financeira "não vai ser interrompida", pelo que "as boas notícias de que Portugal hoje é sujeito muito ativo na Europa vão manter-se".

Sobre a decisão da DBRS, Centeno considerou que é justificada pela "consolidação das contas públicas, pela redução do endividamento público e privado, pelo crescimento económico robusto e acima da média europeia e uma capacidade de financiamento positiva face ao exterior da economia portuguesa".

O ministro destacou a evolução da economia, considerando que, "pela primeira vez, Portugal cresce sem pôr em causa o equilíbrio externo" e assim está "melhor preparado para enfrentar riscos externos", que no passado "tanto prejudicaram a economia portuguesa".

Perspetiva positiva nas outras agências

Nas outras agências de rating principais, Portugal tem notação de BBB pela Fitch e Standard & Poor's (segundo nível da categoria de investimento) e Baa3 pela Moody's (primeiro nível na categoria de investimento, um nível acima de lixo).

A perspetiva está em todas como positiva, o que dá indicação de que o rating poderá melhorar.

O rating é uma classificação atribuída pelas agências de notação financeira que avalia o risco de crédito (capacidade de pagar a dívida) de um emissor, que pode ser um país ou uma empresa.

Cada agência de 'rating' tem a sua própria escala de avaliação, mas em todas a melhor classificação é o triplo A (AAA) e as letras C ou D indicam avaliações em que o investimento é considerado de risco ou especulativo (vulgarmente designado por lixo).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+