Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Línguas oficiais - 03/10/2019

O Mundo em Três Dimensões

Sabe qual é o país com mais línguas oficiais?

03 out, 2019 • Marta Grosso , Paulo Teixeira (sonorização)


Uma pista: fica no continente africano.

Quando se pergunta qual a língua oficial de um país pensamos apenas numa. Em Portugal, fala-se português. Em França, francês. Na Grécia, grego.

Mas, se lhe perguntarem qual a língua oficial de Espanha, o que responde? Espanhol. Está certo, mas incompleto. O espanhol ou castelhano é a língua oficial em termos nacionais, mas há mais línguas oficiais, de cariz regional: galego, basco, catalão e occitano ou aranês.

Na Áustria também é assim: existe uma língua oficial a nível nacional – o alemão – e mais três regionais: esloveno, croata e húngaro.

Mas o país recordista de línguas oficiais é a África do Sul. Tem 11:

  1. africâner
  2. inglês
  3. ndebele
  4. xhosa
  5. zulu
  6. soto setentrional
  7. soto meridional
  8. tsuana
  9. suázi
  10. venda
  11. tsonga

O Brasil não fica muito longe: tem uma língua oficial e oito co-oficiais.

Outro país com várias línguas oficiais é a Índia: sete. E, nos EUA, apesar de a língua oficial ser o inglês em muitos estados, há mais cinco. Entre elas, o espanhol, o samoano e o caroliniano.

Pela Europa, temos a Suíça com quatro línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche), Itália também com quatro (sendo o italiano a única a nível nacional), a Bélgica com três e o Reino Unido com duas: inglês, ao nível nacional, e galês, no País de Gales.

Na China, só existe uma língua oficial – o mandarim – mas ela é falada por 885 milhões de pessoas. O mandarim é a língua mais falada no mundo.

O espanhol (ou castelhano) é a segunda e só depois aparece o inglês. O português aparece em sexto lugar, com 170 milhões de falantes.

A língua que menos gente usa para comunicar é o Sindi. É usada por 9,7 milhões de pessoas no Afeganistão, na Índia, no Paquistão e em Singapura, apesar de não ser língua oficial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Ferreira
    15 fev, 2020 15:22
    Texto desactualizadíssimo. Só o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes.