Tempo
|
A+ / A-

Pelo menos 19 pessoas mortas em protestos no Iraque desde terça-feira

03 out, 2019 - 12:54 • Redação com Lusa

Manifestações inicialmente pacíficas arrancaram na segunda-feira, com cidadãos a exigirem mais emprego, melhores serviços públicos e combate mais forte à corrupção.

A+ / A-
Uma criança e dois manifestantes mortos em segundo dia de protestos no Iraque
Na manhã de terça-feira, uma criança e dois manifestantes morreram nos confrontos

Pelo menos 19 pessoas morreram em manifestações em Bagdade, a capital do Iraque, e noutras cidades do país desde terça-feira, quando os protestos contra o Governo de Adel Abdul Mahdi ganharam novo fôlego O balanço foi avançado esta quinta-feira pelas agências internacionais.

Segundo a Associated Press, as autoridades de saúde iraquianas disseram que 10 pessoas foram mortas no sul do Iraque durante a noite de quarta-feira, elevando para 19 o número de mortos desde o início dos protestos.

Estas autoridades referiram que cinco pessoas foram mortas na cidade de Amara, no sul, e outras cinco em Nasiriyah.

As mesmas autoridades também afirmaram hoje que 45 pessoas foram feridas em Amara, algumas das quais sofreram ferimentos por disparos de balas de borracha.

Várias dezenas de pessoas ficaram feridas durante as manifestações em vários pontos do país.

A Internet foi cortada hoje em grande parte do Iraque, devido a "restrições decididas" pelos fornecedores, indicou um site especializado.

Desde quarta-feira, as redes sociais deixaram de estar acessíveis em Bagdade e no sul do país. Os manifestantes disseram que não conseguem comunicar-se ou publicar imagens on-line.

Essas restrições foram estendidas a toda a rede da Internet, de acordo com o NetBlocks, um observatório internacional da Internet.

As forças de segurança iraquianas dispararam munição real e usaram gás lacrimogéneo contra algumas centenas de manifestantes reunidos hoje em vários locais do centro de Bagdade, horas depois do início do toque de recolher anunciado pelas autoridades.

Antes do amanhecer, também foram ouvidas explosões dentro da zona verde, área com um forte esquema de segurança em Bagdade onde estão localizados escritórios do Governo e embaixadas estrangeiras.

A coligação liderada pelos Estados Unidos disse que uma investigação está em andamento, acrescentando que nenhuma força ou ativo da coligação foi atingido nestas explosões.

Os protestos - concentrados em Bagdade e nas províncias predominantemente xiitas no sul do país - parecem ser espontâneos e sem liderança política, organizados por pessoas pelas redes sociais contra a corrupção e a falta de serviços básicos, como eletricidade e água.

O recolher obrigatório foi anunciado no início do dia de hoje, após uma reunião dos principais líderes do Iraque para discutir protestos antigovernamentais que tomaram conta do país.

As autoridades dizem que o recolher obrigatório é para "proteger a paz geral e os manifestantes dos infiltrados" que cometeram ataques contra forças de segurança e propriedades públicas.

A decisão exclui os viajantes de e para o aeroporto de Bagdade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+