Tempo
|
A+ / A-

Brexit

Boris Johnson apresenta esta quarta-feira “proposta final” à União Europeia

02 out, 2019 - 02:58 • Lusa

Primeiro-ministro garante que, se Bruxelas não dialogar, o Governo britânico deixará de negociar até à saída da União Europeia, prevista para 31 de outubro.

A+ / A-

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai fazer uma “proposta final” à União Europeia esta quarta-feira, com o objetivo de concluir um novo acordo para o Brexit, “justo e razoável”, anunciaram esta terça-feira os seus serviços.

“Se Bruxelas não dialogar sobre esta proposta, então este Governo deixará de negociar até que deixemos a União Europeia”, refere em comunicado.

O documento acrescenta que o chefe do Governo vai apresentar as propostas formais no discurso de encerramento no congresso conservador em Manchester, na quarta-feira.

O Governo britânico prometeu apresentar propostas concretas para substituir o ‘backstop', a solução de último recurso incluída no Acordo de Saída negociado pela antecessora Theresa May e Bruxelas, antes do Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro.

O mecanismo consiste em criar um "território aduaneiro comum", abrangendo a União Europeia (UE) e o Reino Unido, no qual não haveria quotas ou tarifas para produtos industriais e agrícolas que circulassem na ilha da Irlanda.

Esta solução só entraria em vigor após o período de transição, inicialmente previsto para durar até ao final de 2020, caso não fosse encontrado outro mecanismo, mas Boris Johnson considera que é "antidemocrática" porque sujeita o Reino Unido a regras da UE depois do ‘Brexit'.

O ‘backstop' foi também a principal razão invocada por vários eurocéticos e pelo Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte para o chumbo por três vezes do Acordo de Saída, resultando no adiamento do Brexit para além da data inicialmente estipulada de 29 de março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+