Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Lagarde e o BCE

30 set, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


À frente do BCE Christine Lagarde irá enfrentar contestação às medidas não convencionais de Draghi, que ela apoia. Conseguirá impor-se aos céticos?

Acentuam-se os problemas da economia alemã, que provavelmente já entrou em recessão. A produção industrial da RFA sofreu a maior queda desde 2009, muito por causa de serem fabricados menos carros. E nos serviços nota-se também alguma diminuição dos negócios.

Dir-se-ia, assim, que o BCE, ainda com Draghi, fez bem em anunciar no passado dia 12 o regresso às compras de títulos de dívida pública de países da zona euro, bem como às descidas das taxas de juro (que já estavam a um nível historicamente baixíssimo). Ora levantam-se aqui dois problemas.

O primeiro é que não se vê, da parte dos governos da zona euro e em particular do governo alemão, qualquer empenho sério em lançar estímulos fiscais significativos e em aumentar as despesas públicas de investimento – apesar de algumas afirmações que levantaram esperanças há semanas. Ora Draghi reclama há sete anos que a política monetária do BCE não pode fazer tudo para relançar a economia, sendo indispensável a intervenção da política orçamental dos países que têm condições para o fazer. Mas não é ouvido em Berlim, pelo menos.

Mais grave, as medidas monetárias não convencionais que Draghi lançou desde o verão de 2012, e que nunca foram bem vistas pelo banco central alemão, começam a ser publicamente contestadas no interior do próprio BCE. Na quarta-feira passada demitiu-se uma senhora alemã, Sabine Lautenschlaeger, que fazia parte da comissão executiva do Banco, por discordar do pacote de medidas anunciadas por Draghi. E vários governadores de bancos centrais do euro, incluindo o de França, manifestaram dúvidas sobre os estímulos de Draghi.

Christine Lagarde sucede a Draghi na presidência do BCE a 1 de novembro; há semanas tornou público o seu apoio à política monetária de Draghi. Mas esta advogada francesa, várias vezes ministra (incluindo das Finanças) não tem o prestígio académico de Mário Draghi em matéria de política monetária.

Decerto que Lagarde foi durante oito anos diretora-geral do FMI. Mas nessa qualidade pareceu atuar, certamente com inteligência, mas mais como uma “relações públicas” do Fundo do que como uma pessoa com forte influência nas decisões da instituição. Aguardemos.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.