Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

APAV já recebeu 600 queixas de conteúdos ilegais na internet

26 set, 2019 - 10:38 • Redação

Na maioria, os visados são jovens. APAV inaugura hoje exposição nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa.

A+ / A-

Este ano, já chegaram à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) 600 denúncias de cibercrime. As vítimas têm sido, principalmente, crianças e jovens.

Os casos dizem respeito à publicação de conteúdos ilegais, “seja pornografia infantil seja questões relacionadas com discurso de ódio ou incitamento à violência”, diz à Renascença Ricardo Estrela, da APAV.

Mas não só. As denúncias abrangem também “questões relacionadas com o envio de emails de ‘phishing’, burlas online e questões relacionadas com a divulgação não consensual de imagens e vídeos”.

Estas denúncias chegaram à associação através da linha “Internet Segura”, agora gerida pela APAV.

Para alertar para este tipo de riscos, a organização inaugura, esta quinta-feira, uma exposição nas Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+